RUI COSTA foi eleito governador da Bahia pelo PT no primeiro turno com 75% dos votos.

Gostaria de tecer um comentário quanto a sua gestão no Governo do Estado Da Bahia, extinção da EBDA-Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola SA empresa pública que não faz parte dos serviços de ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural das demais Emater Estaduais, composta por 20 gerencias regionais, 132 escritórios locais, 10 centros de informações, 19 estações experimentais invadidas pelo MST- Movimento dos Sem Terra, bancos de germinoplásma perdidos, no há outro órgão responsável pela pesquisa local do estado, vindo favorecer a ONGS- Organização Não Governamental sem devida experiência, competência e quadro técnico para o atendimento dos produtores rurais.

O atual candidato a governador do Estado da Bahia Engenheiro Agrônomo Gerônimo Rodrigues contribuiu para a extinção desta empresa.

Em relação ao Turismo, a extinção da Bahiaturssa, órgão responsável pelo turismo, hoje não possui centro de convenções, perdendo grandes eventos para outras capitais do nordeste.

Informo também foi feito reforma do centro de convenções no governo Jaques Wagner atualmente encontra-se em ruínas, tentou privatizar o parque de exposições agropecuário não conseguiu devido ABCZ- Associação Brasileira dos Criadores de Zebu entrarem na justiça, ponte Salvador-Itaparica só no papel, piores índices educacional, baixo salários, entre outros.

Hoje contamos com o centro de convenções municipal construído pelo ex-Prefeito ACM Neto no bairro Boca do Rio. 

Atual sede da ex EBDA está sendo reformada pelo Governador Rui Costa,, onde será sede da polícia civil do Estado da Bahia.

Aloísio Sacramento

Engenheiro agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho

MANUTENÇÃO PREDIAL


A arborização exerce função de importância, na qualidade de vida nos centros urbanos, pelo qual à árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, no níveo de ruídos e sobre a paisagem, além de construir refugio indispensável às faunas remanescentes na cidade.
Benefícios da Arborização Urbana
Consiste no equilíbrio climático, no controle da poluição sonora, melhora a saúde física e mental da população, aumento na qualidade vida da população e também dos seus visitantes. Quanto ao meio ambiente diminui na incidência da radiação solar, claridade intensa da insolação, reduz as temperaturas das superfícies das edificações e pavimentos, aumenta a umidade relativa do ar, consequentemente aumento das chuvas, controla a direção e reduz a velocidade dos ventos, reduz a poluição atmosférica, absorvendo gases poluentes, protege o solo em áreas de risco, encostas, topo dos morros e redução da erosão. Em relação ao ser humano possui tem finalidade medicinal, valorização dos imóveis, servindo como complemento alimentar e caso das espécies frutíferas, aumenta a sensação do bem-estar e melhora nossa saúde física e mental. Quanto à paisagem contribui com a organização do ambiente urbano, minimiza a aridez a paisagem urbana, embeleza e perfuma  praças ruas e avenidas. 
Objetivos
Consiste na realização das avaliações dos espécimes  existentes  solo, vegetação, incluindo em inventário e também avaliações fitossanitárias das espécies. Desenvolver um trabalho sobre educação ambiental, para a população compreender a importância das espécies arbóreas, distribuição de cartilhas, plantio de  espécies nativas, em locais determinados e inventário arbóreo e avaliações fitossanitárias.
Inventário Arbóreo
Tem como função prover  a administração pública, a quantificação da  população dos dados e as informações dos vegetais, localizados nos logradores públicos  nas lavradoras públicos, criar um banco de dados, com informações necessárias para planejamento e controle das espécies arbóreas existentes, para serem implantadas nas praças, avenidas, ruas do município, manter as populações livres das pragas e doenças, manejo das árvores, requererem podas, erradicação, implantação da cobertura vegetal do solo.
Sugestão aos Gestores Municipais implantar projetos de arborização urbana, promover capacitação em arborização urbana com carga horária 16 horas, mine  cursos  para fiscais municipais.
Conclusão
Após implantação em um projeto de arborização necessitam-se da manutenção com práticas necessárias para manter as árvores com saúde, vigor, irrigações e adubações.
Aloísio Sacramento


Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

A poluição atmosférica nos centros urbanos, tem por origem dois vetores principais: a fumaça gerada por atividades produtivas (indústria, incineração de lixo, etc…) e a gerada pela emissão de gases dos veículos automotores principalmente aqueles do ciclo diesel.

O monóxido de carbono é o contaminante do ar mais abundante na camada inferior da atmosfera, além do óxido de nitrogênio, óxido de enxofre, dióxidos de enxofre, hidrocarbonetos, ozônio, chumbo, aldeídos e material particulado.

Essas substâncias atingem os seres humanos manifestando-se através de sintomas distintos: dores de cabeça, desconforto, cansaço, palpitações, vertigens, diminuição dos reflexos, irritação dos olhos, nariz, garganta e pulmão, asma aguda e crônica, bronquite e enfisema pulmonar, câncer, destruição de enzimas e proteínas. Além do mais, o monóxido de carbono em concentrações elevadas, pode conduzir à morte.

Nos grandes centros urbanos, a tendência é que a poluição atmosférica provocada por veículos automotores se agrava ano após ano, haja vista que ocorre o aumento constante da frota veicular.A negligência por parte dos proprietários ou responsáveis por veículos automotores no que concerne a manutenção e regulagem dos motores pode agravar o quadro de poluição com a emissão dos gases acima dos limites toleráveis pelo ser humano. Pensando nisso é que o Poder Público, em todas as suas esferas, vem desenvolvendo normas com a finalidade de regulamentar este segmento, criando instrumentos de controle que venham a minimizar o efeito nocivo da poluição atmosférica.

Região do Agreste sergipano e do Baixo São Francisco Sergipano, povo bastante católico, sua padroeira Nossa Senhora Santana, onde ficou conhecida pelas passagens do lampião e seu bando.
Destaca na sua economia agrícola nas principais culturas abacaxi, mandioca, milho e quanto a sua pecuária destaca na bovinocultura de corte e produção leiteira.

Sugestão:

Venho prestar esta homenagem para seus filhos ilustres Sandro Feitosa escultor de obras de artes, Cantor Danielzinho o Kaceteiro do Forro, Seu Zé Mario cantor, José Augusto Sergipano Cantor e Compositor Patrimônio Artístico do Estado de Sergipe pertencente MPB-Música Popular Brasileira época dos boleiros deixou um grande legado com suas belas canções sombras, beijo gelado, amor proibido, raio de luz, contigo em meus braços, exaltação ao norte, preciso de ti, preciso de alguém e tantas outras.
Contemporâneos Anísio Silva, Orlando Dias, Valdik Soriano, Adilson Ramos último desta geração atualmente reside no Recife, Pernambuco.
Gestor Francismario Rodrigues de Lucena quanto ao Memorial, José Augusto Sergipano manter preservação, divulgação cultural, promover eventos quanto a sua obra e também para demais artistas local deste Município.
Informo também que em primeiro de agosto de 2023 é comemorado o Centenário do Cantor Orlando Dias José Adauto Michiles, Recife Pernambuco.

 
Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do trabalho

A poluição sonora é considerada pela Organização Mundial da Saúde como a segunda forma mais dominante de poluição na sociedade industrializada. A exposição contínua ao ruído traz diversas consequências negativas à saúde do homem, que não se restringem apenas aos ouvidos (ESTEVAM, 2013).


Os termos som e ruído são frequentemente utilizados de maneira indistinta. A primeira consideração a ser feita, tratando-se de poluição sonora, é a distinção entre esses termos. Basicamente, “podemos afirmar que o som é qualquer variação de pressão (no ar, na água...) que o ouvido humano possa captar” (FIORILLO, 2011). 

O ruído, que deriva do latim rugitu, significando estrondo, conforme Ludovico e Lourençoni (2005), “é constituído acusticamente por várias ondas sonoras com relação de amplitude e fase distribuídas anarquicamente, provocando uma sensação desagradável e, no geral, tende a ser extremamente prejudicial à saúde auditiva”.

O barulho inesperado ou de fonte desconhecida pode provocar várias formas de reações reflexas. Em exposição temporária, o organismo retorna ao normal, correspondendo à reação primária. Se a fonte geradora de ruído é mantida ou alternada podem ocorrer mudanças persistentes (CARMO, 1999). Conforme explica Ludovico e Lourençoni (2005), “para realizar o papel de condução de informação do estímulo sonoro até o sistema nervoso central, o ouvido humano está dividido em três partes: orelha externa, média e interna.”

Em meio à poluição sonora, nosso cérebro seleciona os sons considerados importantes e descarta o restante. Hempton (apud CHAO, 2011). A ausência de lesões no sistema auditivo caracteriza a audição como normal. Porém, ao ocorrer qualquer tipo de lesão a audição estará prejudicada. Ludovico e Lourençoni (2005) esclarecem que, “de modo geral, lesões de orelha externa e média são passíveis de tratamento médico e são reversíveis. Lesões na orelha interna são irreversíveis, pois afetam estruturas sensoriais ou nervosas”.

Há quatro tipos de perdas auditivas:

Neurossessorial: é a forma mais frequente e afeta as células; pode ser causada pela exposição ao ruído e é parte natural do processo de envelhecimento;
Condutiva: causada pela obstrução da orelha externa ou média, decorrente de um acúmulo de cera, por exemplo, que acaba impedindo a chegada das ondas sonoras à orelha interna;
Mista: combinação entre fatores neurossensoriais e condutivos;
Central: não implica necessariamente na diminuição da capacidade auditiva; manifesta-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras.

O ruído afeta o organismo humano de várias maneiras, causa prejuízos não só ao funcionamento do sistema auditivo como o comprometimento da atividade física, fisiológica e mental do indivíduo a ele exposto.
Quanto a classificação dos efeitos nocivos do ruído sobre o organismo humano pode ser realizada de duas maneiras. A primeira produz efeitos fisiológicos, fisiopatológicos ou auditivos, compreendendo os efeitos otológicos, ou seja, ação direta no sistema auditivo. A segunda são os efeitos extra-otológicos, gerais ou não-auditivos, resultando numa ação geral sobre várias funções orgânicas.

Segundo PIMENTEL-SOUZA F. (1993), cerca de 5% das insônias são causadas por fatores externos ao organismo, principalmente pelo ruído, 10% são devidas a má higiene do sono, ou seja, comportamento inadequado para o sono, sobretudo nas duas horas que o precedem, e 15% são resultantes de internalizações no cérebro dos fatores perturbadores externos por meio de mecanismos de condicionamento apreendidos de forma involuntária.

Num mundo moderno predominantemente visual, em que as informações variam em 90% do universo atual, atribui-se ao ruído uma importante contribuição indireta através do estresse diurno e noturno. Além de gerar má higiene do sono, produz efeitos traiçoeiros que passam desapercebidos pelos indivíduos por não terem efeitos imediatos e não deixarem pistas visíveis; tornando o sono mais leve, causando danos fisiológicos, psicológicos e intelectuais.

Primeiramente, conclui-se que o ruído é um conceito subjetivo, uma vez que está baseado numa percepção pessoal de incômodo, apesar da legislação definir limites para diversas atividades humanas. A sociedade atual está impregnada com diversos ruídos, de vários tipos, volumes e origens. O principal, que gera mais reclamações por parte da população, é o barulho do tráfego, sendo os veículos automotores responsáveis por 80% das perturbações sonoras urbanas.

A prevenção e o controle da poluição sonora podem ser exercidos por meio de diversos instrumentos, visando o conforto e bem estar da população em geral e de trabalhadores expostos ao ruído.


Alice Mariana Hupp Sacramento
Médica Interna/ M.Sc Ciência Animal/ Zootecnista


 

Digite seu parágrafo aqui.

Agentes de Trânsito agora estão prontos para fiscalizar e aplicar a lei contra a Poluição Sonora. Os programas radiofónicos de Itabaiana recebem com frequencia as reclamações de populares incomodados com a barulheira causada, principalmente aos finais de semana. São potentes aparelhos sonoros acoplados as malas dos carros ligados, quase sempre, próximos a bares da cidade.
Pensando em solucionar esse problema a Prefeitura de Itabaiana realizou o I Curso em Capacitação em Meio Ambiente no Combate a Poluição Sonora. Estiveram envolvidos os funcionários da Secretaria de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Procuradoria do Município e SMTT.
A EMPLANTAR (Planejamento em projetos ambientais e consultoria), empresa radicada em Salvador-BA, prestou consultoria durante dois dias em nosso município. Weligton Nunes, técnico em gestão ambiental, e Judielson Castro, agente de fiscalização, foram os responsáveis pelo conteúdo ministrado.
Agora, os apelos por providencias feitos e renovados a todo o momento pelos itabainenses, serão atendidos. Nos próximos dias a SMTT dará início a campanhas educativas, após esse período de conscientização os agentes de transito, auxiliados pelo decibelímetro e tomando como base a Lei Municipal n° 983, de 11 de dezembro de 2001.


Link da reportagem : https://itabaiana.se.gov.br/noticia/3960/prefeitura-realiza-capacitacao-no-combate-a-poluicao-sonora

20° Congresso Paraguaio de Cirurgia

  ESTRESSE NO TRÂNSITO


Trânsito:

Origem e destino de atividades causadas pelo estresse
Com o aumento da frota de veículos, provocando congestionamento, maior poluição sonora, provocada por motores e buzinas, motoristas imprudentes e pedestres que não respeitam as regras de circulação, espera-se também o aumento de estresse  e consequentemente o aumento dos índices de acidentes, provocados principalmente por falha humana.
O Cortisol  é o hormônio do estresse e seus níveis aumentam, ao longo do dia apresentando um pico pela manhã.
Este hormônio tem um papel importante na regulação do metabolismo da pressão arterial, da função cardi-o-vascular e da atividade imunológica. Quando produzido em níveis excessivos, em consequência do estresse crônico, sobrecarrega o sistema cardiovascular, o cérebro, o metabolismo, e as demais funções corporais.
O estresse pode converter-se em riscos internos, para a saúde física mental e ou externos, como agressividade e impulsividade, dentre outros; além do estresse ficar horas no trânsito, também pode afetar a sua saúde ( Ergonomia ).
Estresse Sintomas:
Aumento da pressão arterial, irritabilidade raiva, falta de concentração, insônia, dor lombar, resfriados frequentes, aumento da frequência cardíaca, respiração rápida, tensão muscular.
Como o estresse afeta o organismo se as situações estressantes são muito frequentes, o corpo não se recupera e essa ativação a longo prazo provoca aumento do risco de obesidade, dores, mal-estar, insônia, incômodos digestivos, doenças cardíacas, depressão, maior risco para o câncer de mama e próstata nível fisiológico, cansaço crônico, desempenho inadequado, reações somáticas, nível psíquico, frustração, raiva, ansiedade, autoconceito rebaixado, tensão muscular.
Nível de relacionamento social  irritação e explosões de raiva com colegas, familiares, isolamento social, inconsistência no emprego, mau relacionamento social.
 Recomendações para diminuir o estresse no trânsito:
Saia com antecedência de casa, procure ouvir música calma e relaxante, deixe o ar-condicionado ligado, respeite os pedestres eles estão desprotegidos, faça exercícios respiratórios inspirando e expirando lentamente, procure ser solidário no trânsito, procure ser tolerante com as barbeiragens dos outros motoristas, evite manter o pé fixo na embreagem e faça exercício com os pés.
Estresse terapias alternativas realizações de yoga, meditação, mensagens, acupuntura  caminhadas diárias .
As mulheres vivem mais e melhor por 3 razões:
•      Mais facilidades para verbalizar suas emoções, maior conscientização das suas condições físicas e emocionais, mais disciplina na prática regular do relaxamento, sistema de saber se fortalecendo.
Dez pontos críticos :
Ás áreas do corpo que mais sofrem com o caos no trânsito;
Estresse dor de cabeça, irritação nos olhos, tendinite, dor nas costas, desgaste dos tendões, zumbido, rigidez, dor muscular, alergias respiratórias, varizes, cansaço  muscular.

Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo /Engenheiro de Segurança do Trabalho


FEBRE AMARELA

EVENTO SÃO JOÃO

POLUIÇÃO VISUAL (PUBLICIDADE)

O PRAD tem por objetivo geral, a identificação e a caracterização físico-territorial, biogeográfica e edafo-climática, assim como, o Diagnóstico Sócio-Ambiental em área onde ocorreram danos ambientais pertencente à Empreendimentos Publico ou particulares.

A elaboração e implementação de um PRAD propõem, um conjunto de medidas e ações mitigadoras capazes de reduzir os impactos ambientais provocados pela inserção do empreendimento em um“determinado sitio” de propriedade publica ou privada.

          PRAD’s  - Objetivos específicos

a) Garantir a preservação das características ambientais originais dos ecossistemas presente na unidade de conservação onde esta localizada a propriedade;

b)   recompor, na medida do  possível,  a paisagem primitiva;

c)    revitalizar e ampliar a biodiversidade do entorno.

    Carnaval Circuito Barra - Ondina


Arquibancada Cajazeiras

SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO

 Doron - Obra irregular 
Para grande empreendimento necessário atender a NR-18  e fazer    o PCMAT

A crescente e inovadora tecnologia da informação impôs aos diversos organismos públicos e privados a necessidade de se rever todos os seus processos de administração e gerenciamento. Essa renovação propiciou uma grande melhoria tanto na qualidade, presteza e rapidez dos serviços públicos prestados como na modernização e avanço das estruturas organizacionais internas.

O presente projeto pretende, através do uso de novas Tecnologias, desenvolver e implantar aplicativos relacionados a informações cadastrais municipais como o Cadastro de Logradouros e Sistemas de Numeração Métrica, visando objetivamente uma melhor organização e gerenciamento dos Sistemas Municipais Cadastrais. O Sistema implantado favorece diretamente o controle e aumento da arrecadação tributaria, além de permitir a agregação de diversas informações, possibilitando assim a formação de novos aplicativos de grande interesse da administração pública.

O cadastro de logradouros, composto estruturalmente de um banco de dados georeferenciados à uma base cartográfica, objetiva  a formação da base cadastral que permitirá determinar, identificar e localizar geograficamente  todos os imóveis prediais e territoriais do município, assim como fornecer os dados necessários para determinação dos Valores Unitários Padrão (VUP), que irá compor a Planta Genérica de Valores (PGV), além de uma série de outros serviços urbanos como: Sinalização Urbana, Infra-estrutura Urbana, Histórico e planejamento da Malha Urbana, etc.

O sistema de Numeração Métrica constitui-se no elemento definidor da localização e identificação dos imóveis prediais e territoriais urbanos, formando, juntamente com o cadastro fiscal imobiliário municipal, o conjunto norteador do Sistema de Arrecadação Tributaria Municipal. 


​Aloísio Sacramento,
Engenheiro agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho

A mobilidade urbana perante a constituição de 1988 deve ser garantida para toda população urbana, homens, mulheres, crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência, sem haver discriminação onde é exercido com autonomia e liberdade pelos indivíduos, poder de ir e vir, circular livremente, nos diferentes espaços da cidade, também ao direito ao espaço público, ao seu uso e acessar os serviços de equipamentos públicos, garantirem conforto e comodidade aos visitantes.

Em nosso país, quanto às condições de imobilidade urbana são deficitárias, por parte de atenção do poder público, onde não são destinados recursos para o transporte público coletivo, envolvimento da sociedade muito pouco na cobrança de soluções (seu direto).

A mobilidade urbana pode ser sustentável, social e ambientalmente moderna, como forma de melhorar a circulação da cidade e a vida dos que nela vivem proporcionando melhorias e investimento, gestão compartilhada e participativa.


Sugestão:

Informo aos gestores públicos municipais promoverem medidas de segurança referente com a construção de ciclo vias para ciclistas, projetos de construção de rampas para os deficientes, integração moldais de ônibus, metro, trens e barcas, instalação de corredores e faixas exclusivas para ônibus, ampliar e revitalizar os sistemas metroviários e ferroviários, com uma ação integrada entre as cidades das regiões metropolitanas, com sistemas intermunicipais assegurando a preservação do meio ambiente local. 

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

NR- 32 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Primeiros socorros são intervenções imediatas e provisórias, são essenciais em muitos casos para salvar uma vida, portanto todos devem ter noções básicas de como agir em certas situações.

Procedimento de Primeiros Socorros, que você precisa saber:
Fazer massagens cardíacas. A massagem é um procedimento indicado para casos nos quais a vitima teve uma parada cardíaca, e estancar sangramentos, fazer transportes das vitimas, cuidar das fraturas ósseas, amenizar queimaduras.
Este curso atende os requisitos da Lei Lucas – Lei nº 13622 de 04 de Outubro de 2018, que torna obrigatório esta capacitação em noções básicas de Primeiros Socorros para profissionais e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recriação infantil, terem noções básicas de Primeiros Socorros, identificar, atendimentos médicos especializados.
Brasília – DF O congresso nacional aprovou o projeto de Lei nº 9468/2018 que obriga escolas a terem o curso de Primeiros Socorros – BLS, proposta para as escolas públicas e privadas e também estabelecimento de educação física infantil de fazer capacitação desses cursos para profissionais e funcionários noções básicas de Primeiros Socorros.
Como escolher os itens que compõem o kit de Primeiros Socorros?
Promover programas de controle médico de saúde ocupacional – PCMSO, toda empresa precisa de meios de preservar a saúde dos seus trabalhadores. Desse modo, o PCMSO especificar e padronizar os procedimentos e condutas que as empresas precisam adotar a fim de minimizar os riscos dos quais os empregados estão expostos no ambiente de trabalho, conforme NR – 7 também destaca-se programas de prevenção de riscos ambientais PPRA – NR – 9 finalidade de preservar a integridade física do trabalhador, um dos objetivos desse programa é a educação preventiva que assegura os funcionários.
Outro aspecto relevante é em relação ao uso dos equipamentos de proteção individual – EPIS. A necessidade de incentivar os trabalhadores ao uso de equipamentos, tornou-se uma prioridade dentro das empresas.
Promover capacitação com carga horária 8 horas, o curso conta com uma exposição teórica e prática com os seguintes temas:
Conceito parte teórica de emergência e emergência, proteção à vitima o uso de EPIS, identificação de paradas cardíacas, reanimação cardiorrespiratória, hemorragias, desmaios, queimadura, crise asmática.
Parte prática:
Curativos, reanimação cardiovascular, manobra de engasgo.

Contatos:
Telefones úteis em caso de emergência.
Chamar SAMU - Serviço Móvel de Urgência 192, Corpo de Bombeiros 193, Defesa Civil 199, Policia Militar 190, Disque Intoxicação 0800 722 6001.
Relação acidentes de veículos, postura como prestar primeiros socorros, para pegar o acidentado, nesse caso o uso de bonecos.


​Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho

 Arquibancada Periperi

DENGUE

Poda de Árvore

AGROTÓXICOS

Um elevador é um equipamento utilizado para mover bens ou pessoas verticalmente ou diagonalmente. È considerado o meio de transporte mais seguro que existe.
Normas ABNT para Elevadores:
A principal dela é a NBR 16.083/2012 que especifica os elementos necessários para operações de manutenção para elevadores de passageiros, elevadores de carga, escadas e esteiras rolantes.
NBR 16042 Elevadores Elétricos
NBR 12892 Elevadores unifamiliares ou de uso restrito á pessoa com mobilidade reduzida.
NBR 14364 Elevadores e Escadas Rolantes
NBR NM indicam que as normas são validas em todos os países do Mercosul -Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
NBR 16734/5/2019 Escadas, esteiras rolantes tem como afim de proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes durante o trabalho da instalação, operação, manutenção e inspeção.
A escada rolante seja um equipamento de grande complexidade, com diversos componentes e mecanismo, o seu funcionamento é bastante simples. A união dos degraus dessa escada formam uma corrente que se move de forma circular e continuamente com se fosse um carrossel.
Curso Ascensorista Elevador, 
Cursos destinados ao aprimoramento profissional tem como principal objetivo capacitar os profissionais para atuarem nesta área com carga horaria de 16 horas, temas alerta
para síndicos e administradores, importância da manutenção dos elevadores, normas tipos de acionamento, prevenção de acidentes, controle dos riscos ergonômicos e riscos mecânicos.

Sugestão:
Sugiro ao gestores municipais promoverem capacitação no quadro dos agentes de fiscalização, com carga horaria de 16 horas com aulas teóricas e praticas, promover FPI, fiscalização preventiva integrada nos edifícios dos centros históricos, shoppings centers, metro, aeroportos, condomínios privados.


Aloisio Sacramento Engenheiro Agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho

Digite seu parágrafo aqui.

Digite seu parágrafo aqui.

Resíduos Sólidos Lei 12305 de 2 de agosto de 2010 como segmento instituiu a Política Nacional de Resíduos sólidos onde altera a Lei n- 9605 de 12 de fevereiro de 1988, onde dá outras providências. Decreto n 10936 de 12 de fevereiro de 2002.

As reposições contidas nessa NR aplicam-se às seguintes atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos:

Coleta, transporte e transbordo de resíduos sólidos de serviços em saúde e até descarga para destinação final, varrição e lavagem das feiras, vias e logradouros públicos, capina, roçagem e poda de árvores, manutenção nas áreas verdes, raspagem e pintura nos meios fios, limpeza e conservação do mobiliário urbano, monumentos, túneis, pontos, viadutos, desobstrução e limpeza nos bueiros, boca de lobo e correlatos.

Triagem e manejo, os resíduos sólidos e urbanos reciclados, limpeza das praias, postos de recebimentos de resíduos sólidos urbanos e disposição final.

Benefícios do PGRS- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, prevenção em controle dos impactos ambientais, a redução da geração dos resíduos permitidos, contribui para o controle e prevenção dos impactos ambientais gerado pela destinação inadequada dos resíduos.

As exposições contidas nessa NR 38 aplicam-se as seguintes atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

PCMSO-Programa de Controle Médico de Saúde ocupacional informo também, trata-se em um conjunto nas medidas que usam a preservação na saúde do trabalhador, que foram regulamentadas na NR-7 sendo responsável por promover a imunização dos trabalhadores contra doenças que podem ser transmitidas durante as atividades na limpeza urbana e coleta dos resíduos sólidos, como exemplo tétano e Hepatite B.

Devem ser fornecidas informações aos funcionários sobre a importância da imunização e se ele se recusar isso deve ser registrado no seu pontuário clínico individual.

AR-Análise de Riscos é importante que equipe tenha um supervisor responsável pela coordenação da Analise de Riscos

Atividade Poda de Árvore, este trato cultural é necessário a elaboração de uma análise preliminar de riscos APR e também a emissão da AR TT (Permissão de trabalho).

 
Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho.

NR-18  PCMAT  

Digite seu parágrafo aqui.

ENCONTRO DOS AMIGOS  E COLEGAS - AGRONOMIA/UFBA 1976

BRASIL E SUA DIVERSIDADE

Esta Norma Regulamentadora relata a todos os empregadores, que devem adotar medidas de prevenção de incêndios em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informaçôes necessárias
sobre:

Utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, procedimento para execuçâo dos locais de trabalho, com segurança,e os dispositivos de alarme existentes. O plano de segurança contra incêndio e pânico consiste no conjunto de medidas de proteção, que devem ser apresentadas ao Corpo de Bombeiros, procurando identificando todos os riscos.
No código de Segurança contra incêndio e Pânico CSCIP as disposições preliminares sâo:
Artigo 1° este código dispõe as medidas de segurança contra incêndio nas edificaçôes e área de risco, atendendo ao previsto no artigo 144, parágrafo 5° da Constituição Federal.
Artigo 2° os objetivos deste código sâo: Proteger a vida dos ocupantes e áreas de risco´em caso de incêndio, dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio,
proporcionar meios de controle e extinção do incêndio, proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.
A sinalizaçãoe de emergência tem por finalidade minimizar o risco de ocorrência de incêndio, alertando para os riscos existentes e garantir que sejam adotadas ações adequadas á situação de risco, que orientem as ações de combate e facilitem a localização dos equipamentos e das rotas de saída, para abandono seguro da edificação em caso de incêndio.
Manutenção: A sinalização de emergência utilizada na edificação e áreas de risco, deve ser objeto de
inspeção periódica para efeito de manutenção, desde a simples limpeza até a substituição por outra nova, quando suas propriedades deixarem de produzir o efeito visual para as quais foram confeccionadas. O projeto executivo de sinalização de emergência, quando elaborado deve ser constituido de memoriais descritivos do sistema de localização e de plantas-baixas da edificação onde constem os tipos de dimensão das sinalizações apropriadas á edificação.
Através da Municipalização do Corpo de Bombeiros no Estado da Bahia a Lei 12929 de 27 de dezembro de 2013, institui o Código de Segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco sendo regulamentada em 27 de agosto de 2015,por meio do Decreto Estadual 16302, dando poderes ao Corpo de Bombeiros para vistoriar estabelecimentos comerciais e condomínios de apartamento.
Recentemente o Governo Federal sancionou a Lei 13425/17, que estabelece normas sobre segurança e prevenção contra incêndio.
Sendo assim, abre novas demanda para atividade de Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, que podem elaborar Projetos para esses estabelecimentos mencionados e também poder posteriormente realizar um cadastramento dos Profissionais e Empresas, que trabalham na área de Segurança, contra incêndio.

PMS-Prefeitura Municipal do Salvador Decreto 23252/2012 para área acima de 750m² exige a elaboração deste projeto.


Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

MOTOSERRA

ELEVADORES, ESCADAS E ESTERAS ROLANTES

Esta Norma Regulamentadora tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção a segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e a assistência á saúde em geral.
Para fins de aplicação desta NR, entende-se por serviço de saúde qualquer edificação destinada á proteção de assistência á saúde da população e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa, em serviço em saúde em qualquer nível de complexidade. O investimento em segurança do trabalho ajudam a prevenir acidentes, doenças, e controlar riscos. Por isso a NR-32 Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, surgiu para estabelecer as diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção á segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de saúde, proteger o Profissional da saúde de segurança irá minimizar os riscos durante as atividades. A NR-32 define as regras para que a administração hospitalar controle os seguintes riscos:
Riscos biológicos, riscos químicos, resíduos, radiações ionizantes limpeza e conservação, lavanderias, manutenção de máquinas e equipamentos.
Riscos Biológicos a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos, as medidas de proteção devem ser adotadas á partir do resultado da avaliação, prevista no PPRA.
Em todo local onde exista a possibilidade de exposições a agentes biológicos, devem ser fornecidos aos trabalhadores instruções escritas, em linguagem acessível, das rotinas realizadas no local de trabalho e medidas de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Medidas de proteção estabelecidas:
A manipulação em ambiente laboratorial deve seguir as orientações contidas na publicação do Ministério da Saúde – Diretriz Gerais para o trabalho em contenção com materiais biológicos correspondentes aos respectivos micro-organismos .
Todo local onde exista possibilidade disposição ao agente biológico, deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos
Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores, só podem iniciar suas atividades, após a avaliação médica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.
NR-32 Programas específicos
Nos serviços de saúde também é necessário elaborar o Programa de Prevenção de Recursos ambientais-PPRA é estabelecida na NR-9
PCMSO- Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional é caracterizado na NR-7
Tipos de riscos para o trabalhador na área de saúde estão exposto:
Riscos Biológicos definido como a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos e microrganismos geneticamente modificados ou não, as culturas de células, os parasitas e as toxinas.
Os acidentes ocasionados por picadas de agulhas são responsáveis por 80% a 90% das transmissões por doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde.
Os profissionais de enfermagem são diretamente responsáveis pela assistência ao paciente e tem contato constante com materiais perfurocortante , por sua vez incorrendo em praticas inadequadas com reencape, manuseio e descartes de agulhas.
Dos riscos químicos radiações ionizantes, resíduos, manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza e conservação obrigatoriedade dos empregadores de assegurar essa capacitação dos trabalhadores.
Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem dos produtos químicos utilizados em serviço de saúde, é vedado o procedimento de reutilização das embalagens de produtos químicos, das radiações ionizantes, fazer plano de proteção radiológica o trabalhador que realiza atividades em áreas onde existem fontes de radiações ionizantes deve permanecer nestas áreas o menor tempo possível para a realização do procedimento, estar capacitado inicialmente e de forma continuada em proteção radiológica, usar os EPI adequados para a minimização dos riscos.

Sugestão:
O empregador deve realizar treinamento e capacitação para os trabalhadores local antes do início da atividade e de forma continuada, com carga horária 16:00 horas conteúdo programático, nome do instrutor, com conhecimento em legislação em práticas gerenciais conhecer a legislação, conhecer a gestão e práticas prevencionistas.

Aloísio Sacramento,

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

Moto Roçadeira

Norma que regulamenta os serviços de saúde, destinada á proteção de assistência á saúde da população e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa em qualquer nível de complexidade.
A prática profissional odontológica apresenta como uma de suas principais características o risco ocupacional em virtude de hábitos, postura e patologias advindas da profissão, despontando neste contexto como uma das profissões insalubres, segundo a OMS-Organização Mundial de Saúde Medeiros Souza E Bastos 2003, podendo levar o Cirurgião-Dentista ás doenças invalidez ou até mesmo a morte. 
Sendo o cirurgião dentista um trabalhador que usa e depende cada vez mais da tecnologia está também exposto a um risco muito grande de contrair doenças profissionais.
Dentre os riscos a que esse profissional está sujeito diariamente pode se citar seus principais agentes: físicos, químicos e biológicos, sendo o ruído, a iluminação, calor, frio, umidade, radiações ionizantes e não ionizantes, vibrações, alguns agentes físicos arteriais durante seu emprego rotineiro. A prevenção dos riscos físicos é essencial ao bom desempenho profissional e está diretamente relacionada á qualidade do trabalho desenvolvido.
Riscos  Ocupacionais  encontrados para o cirurgião dentistas, com o foco da visão voltada para áreas de monutas, com chances reduzidas de conseguir uma postura ideal durante o atendimento, que exige do mesmo coordenação motora, raciocínio, segurança, firmeza e objetividade, sofrimento com a pressão e o estresse oriundos da pressão da agitação do ambiente externo.
Os riscos ocupacionais aos quais estão expostos os cirurgiões-dentistas focalizando as características intrínsecas á atividade odontológica nos aspectos físicos, mecânicos, ergonômicos e psicossoais, bem como discutir o trabalho em saúde na odontologia, suas características, reflexos no cotidiano laboral.
Doenças surgimento da síndrome de sobrecarga de trabalho com fadiga, irritabilidade, distúrbio do sono, dificuldade de concentração e depressão.
Riscos físicos proveniente pelo uso dos  motores advindos da ocupação, que muitas vezes ao afastamento de suas atividades.
Riscos Químicos:
A biossegurança no consultório odontológico
Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerente ás atividades de biossegurança, pesquisas, produção, para a prevenção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e proteção de serviço visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade nos resultados, biossegurança odontológica, mais precisamente, é o conjunto de medidas criadas para evitar a contaminação no ambiente odontológico.
Radiação

A utilização da radiação na odontologia está relacionada á melhoria e ou á manutenção da saúde do paciente. As radiografias tem sido excessivamente utilizadas, causando preocupação quanto aos riscos odontológicos. Aos possíveis efeitos deletérios á saúde causadas pela radiação vai depender principalmente do tempo de exposição a uma fonte radiotiva, por isso deve ser doses a níveis aceitáveis e proteção do paciente e profissional. Manter os equipamentos em perfeitas condições de funcionamento e proceder ao exame com técnicas atualizadas e adequadas.

Aloísio Sacramento  Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho

​​CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA
ALAGOINHAS-BA / 19 e 20 JUNHO 2017

Carnaval nos bairros 2018

POLUIÇÃO SONORA: um ameaça à saúde?

Além do carnaval que é o maior evento realizado em nosso País, com seus ritmos populares regionais tais como: Bumba Meu Boi, Maracatu, Axé, Frevo, Escolas de Samba entre outros, temos no dia-a-dia em todos os Municípios  do nosso Estado, muitos  eventos, manifestações culturais e shows de todo tipo. É de competência das Prefeituras Municipais, o dever de fiscalizar e vistoriar todos estes eventos populares utilizando profissionais comprovadamente competentes  para tal finalidade seja através da incorporação em seu quadro técnico de profissionais competentes através da contratação por concursos, de Engenheiros e Técnicos da área de Segurança do Trabalho ou realizando convênios com outras instituições, a exemplo do CREA- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e Corpo de Bombeiros, promovendo a  FPI – Fiscalização Preventiva Integrada,  com o apoio   e  objetivo de promover segurança dos foliões, turistas e população local através da realização de vistorias técnicas ações fiscalizatórias dos camarotes, trios elétricos, arquibancadas, carros de apoio, palcos, casas de eventos e  sambódromo, verificado na NR-35   que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção, para o trabalho em altura  envolvendo o planejamento, a organização e a execução de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.  e também fazer o monitoramento sonoro  para que  não se ultrapasse acima dos limites de tolerância previstos nas  Normas Regulamentares e Lei de Poluição Sonora vigente local, no  caso da Cidade do Salvador Lei 5354 /98 que dispõe sobre a  utilização de equipamento sonoro.


Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo /Engenheiro de Segurança do Trabalho 


Esta Norma Regulamentadora foi elaborada pensando nos aspectos da gestão de segurança e saúde do trabalhado, para todas atividades desenvolvidas em altura com risco de queda e concebida como norma geral, a ser complementada por anexos que contemplarão as especificidades das mais variadas atividades.
O principio  adotado na norma trata o trabalho em altura como atividade que deve ser planejada, evitando-se caso seja possível a exposição do trabalhador ao risco, quer seja pela execução do trabalho de outra forma, por medidas que eliminem o risco de queda ou mesmo por medidas que minimizem as suas consequências .
Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2.00 m ( dois metros ) do nível inferior, onde haja risco de queda.
Esta Norma se complementa com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e na ausência e omissão dessas com as normas internacionais aplicáveis .
Compete ao empregador:
Garantir a implementação das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma, assegurar a realização da Análise de Risco, quando aplicável, a emissão de Permissão de  Trabalho-PT, desenvolver procedimentos operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura, adotar medidas necessárias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteção estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas, garantir aos trabalhadores informações atualizadas, sobre o risco e as medidas de controle, assegurar que todo trabalho em altura seja realizado sob supervisão, cuja a forma será difinida  pela análise de riscos de acordo com as pecularidades da atividade.
Compete aos trabalhadores:
Colaborar com o empregador na implementação das disposições contidas  nesta Norma,
cumprir as disposições legais e regulamentares sobre trabalho em altura, inclusive os procedimentos expedidos pelo empregador.
O empregador deve promover treinamento e programa de capacitação dos trabalhadores á realização de trabalho em altura. Considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura, aquele que foi submetido  e aprovado em treinamento teórico e prático, com carga horária mínima 8 horas cujo conteúdo programático, deve ser incluído, normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e condições impeditivas, equipamentos de proteção individual para trabalho em altura seleção, inspeção, limite de uso.
 O empregador deve realizar  treinamento periódico bienal, deve ter carga mínima 8 horas, conforme conteúdo programático defenido  pelo empregador, ocorre preferencialmente durante o horário normal de  trabalho. O treinamento deve ser ministrado por instrutor com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade do Profissional Qualificado em Segurança do Trabalho ao termino do treinamento deve ser emitido certificado com o nome do trabalhador, conteúdo programático e carga horária.
Todo trabalho em altura deve ser planejado organizado e executado por trabalhador capacitado e autorizado.
Sugestão: Para os gestores municipais de médio e grande porte, elaborar uma legislação moderna e eficiente, referente a saúde, segurança  e  integridade física dos trabalhadores e também da população local expostos a diversos riscos
Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho


PROFISSÃO: GARI


Estes profissionais são chamados coletores de lixo ou garis, de grande importância para as cidades, responsáveis e encarregados da coleta, transporte e destino final do lixo domiciliar realizado pelos serviços de limpeza pública municipal, como varrição  das ruas, sobras de capinagem e galhas de  podas de árvores  realizadas.

Atividade insalubre com grau de risco máximo, estes trabalhadores estão expostos em seu processo de trabalho, através de diversos tipos de riscos ocupacionais. Físicos ocorre através  de ruído, vibração, calor, frio e umidade. Químicos através dos gases, neblina, névoa, poeira e substâncias químicas tóxicas. Mecânicos ocorrem através de atropelamentos, quedas, fraturas, esmagamento pelo compactador de lixo. Ergonômicos devido sobrecarga da função osteromuscular e da coluna vertebral, adoção de postura forçadas incômodas, lombalgias de esforço e peso em excesso. Riscos biológicos proveniente do contato com agentes biológicos patogênicos, como vírus, ocorre contaminação  do HIV OS DA Hepatite B e C lesão ocasionada por agulhas descartadas nos resíduos fungos, bactérias, parasitas e protozoários, através de matérias perfuro-cortantes , seringas, agulhas, bisturis e vidros.

A exposição ocupacional a agentes biológicos causa infecções agudas ou crônicas, parasitoses  reações alérgicas e tóxicas.

Resíduos clínicos e hospitalares provinientes de unidades de saúde, verificados em hospitais, clínicas, laboratórios, estes resíduos devem ser acondicionados de modo a permitir uma identificação clara, quanto da sua origem  e também fazer  treinamento, fardamento especial  e uso dos epis adequados,  para estes garis, que vão trabalhar na coleta destes resíduos  tóxicos

Durante o processo de trabalho da coleta lixo urbano, estes trabalhadores correm, sobem e descem nas ruas, levantam pesos diferentes  e suportam sol, chuva, frio variações de temperaturas.

Trata-se de uma categoria descriminada e desprezada pela nossa sociedade, devido baixo grau de instrução educacional, falta de organização e esclarecimento quanto a sua jornada de trabalho, que é 6 horas diárias, não possuem esclarecimentos  quanto aos riscos que estão expostos,  muitos destes entregam ao alcoolismo e sentem vergonha  da sua atividade realizada diariamente.

Sugestão:

Para  os gestores municipais e presidentes  de empresas de limpeza pública promover treinamento e capacitação para condutores de lixo- garis , com carga horária de 16:00, realizar  medidas preventivas para evitar  intoxicação, lesões por traumatismo, intoxicação acidental por gases metano e monóxido de carbono,   como proceder nos casos de fiscalização e também cobrança por parte dos setores de saúde do trabalhador e de sindicatos e da conscientização da população sobre como descartar e acondicionar corretamente o lixo domiciliar, além de medidas quanto aos animais domésticos.


Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho


AGROECOLOGIA

METAL CROMO


Cromo C é considerado metal pesado elemento químico, onde apresenta número atômico 24, massa atômica 52, devido sua densidade 7,14g/cm³, conforme tabela periódica, porém não sintetizados e não destruídos pelo homem devido ser bioacumulativo no organismo humano, não sendo capaz de eliminar, proporciona efeito adverso á saúde humana. 

Grande importância no organismo humano, está relacionado no controle da glicose e lipídios, contribui no controle da pressão sanguínea, ajuda no crescimento, age como controlador de diabetes no organismo.

Este metal originário de esgotos sanitários, estes afluentes quando lançados nas águas, no solo e no ar, podem ser absorvidos pelos vegetais e animais provocando grande risco de contaminação, intoxicação da cadeia alimentar.

Fontes poluidoras de contaminação ambiental são verificadas em incêndios florestais e erupção vulcânica, para o Cromo VI proveniente das atividades humanas, originando pelas emissões nas fabricações de cimento, mineração de cobre, lixos urbanos e industriais, incineração, fundação, soldagem, curtumes no curtimento do couro.

Danos provocados para o meio ambiente as conseqüências ambientais do aumento nas concentrações de cromo ocorre nas espécies aquáticas, através das algas, protozoários, fungos e bactérias.

Danos á saúde humana, ocorre no tratamento respiratório os efeitos ocupacionais em indivíduos expostos a elevados níveis de cromo, apresentam ulceração, perfuração do septo nasal, irritações respiratórias, efeitos cardiovasculares possíveis gastrointestinais.

Doenças provocadas por carência de cromo no organismo humano:

Diabetes, redução na produção de insulinas, redução no metabolismo da glicose, aminoácidos e lipídios, insuficiência renal, câncer pulmonar, infamação e necrose da pele e vias aéreas superiores.

Deficiência de cromo na dieta, pode ocorrer uma perda na sensibilidade da ação da insulina, sendo que a pessoa passa absorver muito rápido, o açúcar, doces e pães, consequentemente leva ao aumento do peso, gerando outras doenças, o diabetes Tipo 2.

Principais fontes de cromo encontrados na alimentação diária, nas hortaliças brócolis, alho, pimentão, espinafre, nas frutas laranja, banana, uva suco de uva, vinho, cereal trigo nas massas integrais, levedo de cerveja, carnes, frangos, fígado, ovos, marisco ostras  e queijo.


A excreção urinária do cromo aumenta sobre ação de fatores estressantes tais como: exercícios fatigantes hemorragias aguda e infecções.
Obs: A medida que envelhecemos, retemos menos cromo no organismo.

Aloísio Sacramento,


Engenheiro Agrônomo

Engenheiro de Segurança do Trabalho 

Nossa Empresa Emplantar Consultoria em Meio Ambientes e Segurança do Trabalho LTDA, encontra-se habilitada para elaborar, implementar, projetos, para Municipalização do Trânsito, visando em proporcionar mais rendas e qualidade de vida para o Município.
A Lei de mobilidade urbana foi criada n-1215872012, em 3 de janeiro de 2012, que exige plano de mobilidade para cidades com mais de 20.000 habitantes, tendo como objetivo melhorar a acessibilidade e a mobilidade nos Municípios e integrar os diferentes modos de transporte. A Lei n-9503 de 23 de setembro de 1997 que institui o Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

Sugestão: Competem as Prefeituras através da Municipalização do Trânsito promover e participar de projetos e programas na educação e segurança do trânsito, promover campanhas educativas juntos às escolas municipais e estaduais de acordo com o capítulo VI do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN, capacitação dos agentes de trânsito, monitoramento, construção, ciclovias, promover sinalização nas ruas, praças e avenidas, colocação de placas, semáforos, radares. Informo também, temos técnicos qualificados nesta área, para pronto atendimento.

 
Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho.

NR-33 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS

Digite seu parágrafo aqui.

ECOTURISMO

Caro eleitor, vamos fazer uma reflexão quanto ao Pleito Presidencial, que será realizado em 7 de outubro de 2018, onde ocorre aliança formada entre PT e PMDB em 6 Estados tais como:
Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraná e Piauí.

Povo brasileiro vamos acordar, sair do estado inerte, posicionar, se conscientizar, sugerir, pensar em anular o voto para que atinja 51% dos resultados verificados, de Norte a Sul nestas eleições, onde vem ocorrer  novas eleições com outros candidatos.

Brasil coração do mundo, pátria do evangelho, do escritor maranhense Humberto de Campos onde descreve esta crise política, pela falta da ética e da moral dos nossos governantes.

O cenário atual que encontra­-se nosso país, provocada por esta crise, proveniente da corrupção generalizada, falta de segurança pública, desemprego alarmante, estes parlamentares são os responsáveis independentemente do lado partidário, porém suas mordomias, altos salários, aposentadorias indevidas, senadores após 6 meses de mandato estão aposentados continuam usufruindo, sugando os recursos da educação, saúde pública, saneamento básico, transporte rodovias em péssima condições, pesquisa não possui recursos, impossibilitando o desenvolvimento para geração de emprego e renda do país.

Pergunto qual o Estado Brasileiro onde poderá sobreviver seu povo com honestidade, dignidade, respeito e cidadania, vamos banir estes sugadores do erário público de colarinho branco da nossa sociedade.


Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

 

 


SÍNDROME DE BURNOUT: FORMAS DE PREVENÇÃO

NR-37 Foi criada com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, assim como contribuir para preservar o meio ambiente marinho e a integridade das diferentes plataformas envolvidas durante esse processo reprodutivo.
A indústria petrolífera tem uma grande importância para a economia brasileira, mas onde exerce atividades relacionadas ao petróleo, onde o trabalhador submete diversos riscos por serem atividades com elevado grau de risco.
Todas as plataformas de petróleo, independentemente ser brasileira ou estrangeira devem se enquadrar na NR-37 desde que estejam em operação nas águas jurisdicionais brasileiras, uma das principais exigências observadas é a elaboração é um Programa de Controle Medico de saúde ocupacional (PCSO). PCMSO deve ser implantado pela operadora da instalação e os prestadores em serviços permanentes a bordo da plataforma, cada uma deve criar o seu
Próprio PCSO por plataforma.
Caso a plataforma seja habitada, ela deve ter um profissional da saúde, como médico do trabalho registrado no seu respectivo conselho de classe. Esse profissional será encarregado por prestar assistência à saúde e aos primeiros socorros dos demais.
Condições vivências a bordo, esta norma determina que a operadora em instalação precise segurar áreas em vivências, como alojamento, refeitório, instalações sanitárias e sala para recreação em condições salubres, seguras e confortáveis, para os colaboradores, também função de operadora garantir que essas áreas estejam sempre higienizadas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Plano de Resposta a emergências PR baseado na possibilidade obtidas pela analise de riscos, a operadora da plataforma é responsável, por criar, aplicar e disponibilizar o plano de resposta a emergências.
Esse documento deve ser criado considerando as características e com flexibilidade da plataforma, que contém as ações a serem tomadas pelos colaboradores em situações risco graves e eminentes a sua segurança e saúde.
Algumas medidas para primeiros socorros devem ser adaptadas para a natureza do ambiente no trabalho. Nesse sentido, treinamentos com especialistas em SST-Segurança de Saúde no Trabalho são fundamentais para promover o senso da ação necessária diante das intempestividades.
Outras exigências mencionamos o acesso gratuito a uma alimentação com qualidade, inspeções e manutenções preventivas e produtivas a fim de evitar falhas e soluções indesejáveis, uma distância segura entre os compartimentos que armazenam substancias perigosas e as áreas em vivência sala em controle, salas de fuga e laboratórios. Esses compartimentos também devem ficar longe do calor, chamas e faíscas, os colaboradores também devem colaborar com a operadora da instalação para que todos os requisitos definidos pela NR-37 sejam cumpridos, bem como prezar pelo cumprimento em todas as normas internas estabelecidas pela operadora para garantir o bem-estar a bordo. A CIPLATES é uma versão da CIPLAS adaptadas as peculiaridades e riscos que o trabalho em plataforma pode oferecer. Essencialmente tanto a CIPLA quanto a CIPLATE existem para prevenir que acidente no trabalho e doenças ocupacionais ocorram.

 
Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do trabalho.

O 20° Congresso Paraguaio de Cirurgia é um evento de caráter técnico-científico destinado a acadêmicos e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre a Cirurgia. O evento foi organizado pela Sociedade Paraguaia de Cirurgia.

A jornada aconteceu presencialmente em Assunção, capital do Paraguai, o evento ocorreu nos dias 21 a 23 de setembro 2022, visando o estudo e atualização acerca da Cirurgia, uma das áreas mais antigas e essenciais, contando com convidados nacionais e internacionais de destaque, com uma ampla programação científica envolvendo o que há de mais moderno e atual na cirurgia.

O Congresso teve por objetivo apresentar ao público tanto assuntos de Cirurgia, quanto tópicos de domínio da especialidade e de outras áreas que trabalham com ela integradas.


Alice Mariana Hupp Sacramento
Médica Interna/ M.Sc Ciência Animal/ Zootecnista

 

 

    Itapuã


O Brasil é uma nação formada a partir de um gigantesco processo de migração onde esse fato proporcionou ao país uma cultura rica e diversa que merece respeito e valorização.
Nosso país antes de sua descoberta, foi visitado e preparado por Jesus Cristo, dando sua contribuição na formação do nosso povo, sendo ordeiro, passivo e descontraído.
O escritor maranhense Humberto de Campos em seu livro espírita Brasil coração do mundo Pátria do Evangelho, relata fotos da nossa história, como escravidão negra, guerra do Paraguai, foco da corrupção verificada parte da sociedade, relata que desde 1977 que esta pandemia COVID-19 era para ter vindo.
Voltado a geografia do passado onde estudamos, o polígono das secas abrange do Maranhão até parte do norte de Minas Gerais, verificado sofrimento destes irmãos.
Em 2015 fez um século, que se perdura a seca do nordeste, conforme relato do livro O quinze da escritora cearense Rachel de Queiroz, Os sertões do Escritor, jornalista, Engenheiro, Euclides da Cunha ‘’O sertanejo antes de tudo é um forte’’, vivenciando como correspondente na guerra de canudos no sertão da Bahia, comandado pelo líder cearense Antoni Conselheiro Luiz Gonzaga ‘’O rei do Baião’’ cantor, compositor, representante do povo nordestino no centro sul do país, interpretou nas suas canções imortalizadas como asa branca indo do povo nordestino, a triste partida, vozes da seca, Paulo Afonso, Juazeiro, Paraíba, a volta da asa branca Assum preto, acauã, xote ecológico relata o sofrimento do seu povo, até o presente momento a situação encontra-se a mesma sem perspectivas de dias melhores.
Neste momento parte do semiárido nordestino no Estado do Piauí está em processo de desertificação.
Povo nordestino se organiza, solicite suas reivindicações justas junto aos parlamentares do poder executivo, legislativa representante do povo, na melhoria de condições de vida, saúde, segurança pública.
Em 19 de março comemorado Dia de São José padroeiro dos agricultores com realizações de eventos como profissões, novenas, missas, romarias ficando no aguardo das chuvas para realização do início do calendário agrícola.


Aloisio Sacramento
Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Digite seu parágrafo aqui.

No governo Manoel Figueiredo Castro através da CDS- Coordenação de Desenvolvimento Social, através da Coordenadora Marisa Baqueiro Costa, iniciou-se esse projeto de hortas comunitárias sendo implantado na Fazenda Couto I Suburbio Ferroviário, Nova Sussuarana, Baixa do Tubo ( Vale do Matatú de Brotas).
Dando prosseguimento neste projeto no Governo Mário Melo Kértesz, em Cajazeiras 10, através da SEMAB- Secretaria de Abastecimento pelo Secretário Aécio Sampaio Pamponét , foram implantadas diversas hortas no Bairro Santa Cruz, no fundo do Parque da Cidade, realizada uma parceria com a EMATER- BA Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, com assistência técnica dos técnicos agrícolas Nogueira, Flavio e Professor  Vicente Furtado Guedes   in- memoriun Secretaria Municipal de Educação e Engenheiro Agrônomo Nelson Odon DNOCS- Departamento Nacional de Obras Contra as Secas e também horta educativa no Abrigo D. Pedro II Bairro de Roma, para os moradores idosos.
No governo Lídice da Mata e Souza, implantado este projeto através da Fundação Cidade Mãe, através da coordenadora Yara da Mata no Bairro Pau da Lima, como hortas educativas  no colégio Marechal Mascarenhas de Moraes Vila dos Ex Combatentes Itapuã, pela Coordenadora Professora Geracina  Aguiar, com participação dos Engenheiros Agrônomos  da EMATER-BA Presidente Stenio Barbosa, Welington Reges Oliveira, Darci Oliveira.
Informo também foi realizado um seminário com estudantes desta instituição de ensino promovido pela EMATER-BA.
O projeto de Lei n° 3141-2021 institui o Plano Nacional de Incentivos a Hortas Residenciais e Comunitárias, proposta do Deputado Federal Luiz Nishimori  ( PL- PARANÁ).
Informo também as hortaliças são plantas de ciclo curto, ricas em vitaminas e sais minerais, necessita pequeno espaço para o plantio, tendo como função suprir as necessidades nutricionais do organismo, promover o crescimento, regular e manter o bom funcionamento dos órgãos, aumentar a resistência contra as doenças, combate na desnutrição infantil.
Principais vitaminas: A e C são substâncias muito importante para o crescimento e manutenção da saúde, outras vitaminas do complexo B e C.

Sugestão:

Sugiro aos Gestores Municipais implantação deste projeto para contribuir com o bem estar da comunidade.

Aloisio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho

PREFEITURA DO SALVADOR – PROJETO HORTAS COMUNITARIAS EDUCATIVAS

Monitoramento de Trios e Palcos no carnaval 2018

PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESIDUOS SÓLIDOS – PMGIRS

ACTO PROTOCOLAR DE GRADUACIÓN - UPMS - 2023.

É o maior evento do nosso país, realizado de norte a sul (do Oiapoque ao Chui) com seus ritmos populares regionais tais como: Bumba meu boi, maracatu, axé, frevo, escolas de samba. Informo também, que o dever de fiscalizar e vistoriar é de competência das prefeituras municipais, no sentido de realizar um convênio, junto ao CREA e Corpo de bombeiros, ambos em uma operação em conjunto, para promover a FIP Fiscalização integrada preventiva tendo como objetivo dessa operação promover segurança dos foliões, turistas e população local, realizando vistorias técnicas ações fiscalizatórias dos camarotes, trios elétricos, arquibancadas, carros de apoio, palcos, casas de eventos e sambódromos e também fazer o monitoramento sonoro nos trios elétricos, colocando o som no seus devidos decibéis perante lei de poluição sonora vigente, para promover um carnaval com bastante segurança, logística  planejamento e organização.

 Sugestão:
Contratação de engenheiros e seguranças na prestação de serviços, na assistência técnica, controle e monitoramento ambiental, quanto a coordenação  e fiscalização deste evento local.


Atenciosamente,
Aloísio Sacramento

Eng. Agrônomo/ Eng. de Segurança do Trabalho

PODA DE ÁRVORES

ara os fins desta Norma são consideradas atividades ou operações perigosas as executadas com explosivos sujeitos a degradação química ou autocatalítica, ação de agentes exteriores tais como calor, umidade, faíscas e atritos.

Explosivos são substâncias capazes de rapidamente transformarem em gases, produzindo calor intenso e pressões elevadas. Exemplos: dinamite, pólvora negra, espoleta, nitroglicerina e nitrocelulose.

Fundamento legal para o enquadramento das radiações ionizantes como agentes de periculosidade considerando a existência da Portaria Ministerial do Ministério do Trabalho e Emprego número 518 de 2003, entende-se como atividades perigosas envolvendo radiações ionizantes:

Atividades de operação e manutenção de reatores nucleares, atividades com operação em aparelhos de Raio-x, com irradiadores de radiação gama, beta ou nêutrons, atividades de medicina nuclear, desconmissionamento de instalações nucleares e radioativas, desconmissionamento de minas, moinhos e usinas de tratamento de minérios.

Adicional de periculosidade é o valor que deve ser pago ao trabalhador, que realiza atividades de risco. Assegura ao trabalhador a recepção de 30%, sobre o salário sem acréscimo resultante de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.

Agente de periculosidade, líquidos inflamáveis e explosivo regulamentada pela lei número 6514 de 2007, através da NR-16 tendo sua existência jurídica assegurada nos artigos 193 a 197 da CLT. Considera-se liquido inflamável todo aquele que possui ponto de fulgor inferior a 70 graus centígrado.

Eletricidade a periculosidade por eletricidade foi regulamentada definitivamente pelo Decreto número 93.412 de 14 de outubro de 1985.

Sugestão: Os profissionais do SESMT devem manter um laudo autorizado, segundo a NR-16, líquidos, gases, explosivos e radiações ionizantes e o Decreto número 93.412 de 1986 eletricidade de forma a assessorar a alta administração, mantendo atualizada com relação a uma possível vulnerabilidade de gerar um passivo trabalhista. A empresa não deve esperar a ocorrência de litígios trabalhistas para elaborar um laudo de periculosidade.

Riscos verificados na Cidade do Salvador nos postos de combustível falta de sinalização, sem placas de aviso, quando no abastecimento é constatado o uso de telefone celular, funcionários sem o uso do EPI- equipamento de proteção individual, luvas, mascaras e óculos, transporte de GLP em motos, triciclo sem placa de sinalização, capacete, transportes de passageiros clandestinos usados em linhas para o interior, sem condições de trafegar, devido ao estado de conservação, dos veículos e também ambulâncias da SAMU no transporte de pacientes vindo do interior, sem sinalização adequada, equipamentos desgastados, pneus, sirene, maca, condutores sem treinamento e capacitação em primeiros socorros para atendimento de emergência e urgência.

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho



 





Esta festividade foi trazida para o Brasil, pelos portugueses durante o período colonial, governado por Portugal.

No mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos como Santo Antonio, São João, São Pedro. Este é o maior evento do Nordeste, que vai do Maranhão até a Bahia, estas festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam as cidades nordestinas, para acompanhar os festejos, aquecendo assim a economia local, aumentando a procura de hotéis, gerando emprego, renda, movimentando o comercio e turismo da região.

Os Municípios se enfeitam com quadrilhas, fogueiras, comidas típicas regionais, como canjica, cuscuz, pamonha, que são feitos da cultura do milho (Zea mays) produzida pela agricultura familiar, isso tudo regado a bebidas, quentão, licores, doces, quadrilhas casamentos na roça e bastante forró.

Faz lembrar bons São João´s, como Caruaru - Pernambuco, Campina Grande - Paraíba, onde são 30 dias de festas, o povo tem bastante energia para brincar em Amargosa, Cachoeira, Irece, Mairi, Jaguaquara, Entre Rios, Euclides da Cunha Jequié Cruz das Almas e Senhor do Bonfim com sua tradicional guerra de espadas na Bahia. Aracaju, Areia Branca, Estância em Sergipe, sem esquecer Alagoas do litoral ao sertão do Maranhão com o bumba meu boi.

Não podemos esquecer os cantores nordestinos Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Zé Carixto, Abdias, Jakson do pandeiro, Dominguinhos, Sivuca,      Gerson Filho, Marines, Clemilda, trio nordestino, Genival Lacerda, com suas musicas que alegraram o São João nordestino e deram sua contribuição no legado que ficam na memória, na recordação do povo brasileiro, sei que vocês não morreram, nesta noite de São João, lá no plano espiritual o forro continua.

Presto uma homenagem ao idealizador do maior São João do mundo ex-prefeito Ronaldo Cunha Lima, advogado, poeta e escritor.

Sugestão:

Sugiro promover FIP – Fiscalização integrada preventiva na fiscalização das arquibancadas, palcos, camarotes, com finalidade no controle, proteção, prevenção de acidentes de trabalho. Quanto aos gestores públicos promover contratações de engenheiros de segurança do trabalho nestes eventos.

 

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho


 

 

Primer Congreso Internacional Multidisciplinario de la UMS #Conexiones para la Salud Mental en el Siglo XXI!

NR-33 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS.

NR-37 SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL PARA OS TRABALHADORES QUE ATUAM EM PLATAFORMA DE PETROLÉO LOCALIZADAS NAS ÁGUAS JURIDICIONAIS BRASILEIRAS (AJB)

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro Segurança do Trabalho

BAHIA GOVERNO DO PT

Digite seu parágrafo aqui.

 Este Município do Cariri Paraibano, rico em culturas, folclore, dança e também em turismo, onde deve ser mais divulgado, através dos programas da Pb-tur quanto ao ecoturismo e turismo religioso, mais uma fonte de renda, onde presenta pontos turísticos, como pedra do pico, pedra furada, serra das almas, pedra do sino, serra do jatobá, furna da gruta e também com a Igreja Nossa Senhora da Conceição, padroeira local, onde sua data é 8 de dezembro.

Terra de grandes personalidades, escritores, cantores, compositores, sanfoneiros esquecidos, Ariano Suassuna escritor, dramaturgo, autor do filme auto da compadecida, filmado aí, pedra do reino, eterno defensor da cultura nordestina, Dorgyval Terceiro Neto, também político e escritor, Silvio Meira pesquisador na área engenharia de software, como também cantores, compositores e sanfoneiros Zito Borborema, Fubá de Taperoá in memoria, José Abdias Farias Filho, onde alegraram o povo em vários São João do nosso nordeste, Vital Farias grande poeta, cantor e compositor primo do Abdias (in memoria), onde Abdias foi casado com Marines (in memoria), pernambucana de origem e paraibana de Campina Grande onde foi criada e sepultada.  Onde Marines e Abdias tivera um filho chamado Marcos Farias, o qual é músico e produtor cultural. Até a presente data.

Manoel Dantas Vilar (Manelito) in memoria, Engenheiro Agrônomo, pecuarista, e empreendedor rural, Fazenda Carnaúba, destaque na criação das raças Guzerá, sind, pé duro, cabras e ovelhas nativas, fabricação queijos artesanais, promove realização Dia de Campo para os visitantes. 

João Suassuna Engenheiro Agrônomo, pesquisador da Fundação Joaquim Nambuco Recife Pernambuco, estudioso e pesquisador da convivência sobre a Região do semi-árido Nordestino.

Pergunto aos gestores, se estes personagens, já receberam alguma homenagem local.

         
Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

É PRECISO SEGURANÇA PARA OS EVENTOS POPULARES

ABC - Agricultura de baixo carbono 

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo /
Engenheiro de Segurança do Trabalho

Gostaria de expor, um dos problemas urbanos, verificados recentemente, que trata-se da poluição visual, causada pelo excesso de elementos ligados a comercialização, tais como propagandas, banners, totens, engenhos, placas, dispostas em ambientes urbanos, centros comerciais, shopping centers, onde promovem o desconforto visual, proveniente pessoas que transitam por estes locais.

 Poluição Visual - Consiste nos efeitos danosos resultantes dos impactos visuais, causados por determinadas ações e atividades, a ponto de prejudicar, saúde, segurança, e o bem estar da população, criar condições adversas ás atividades sociais e econômicas, afetar desfavoravelmente á biota, afetar as condições sanitárias do meio ambiente, como forma de poluição visual, pichações da extensão de redes aéreas o monumentos mal cuidados, cartazes publicitários, placas, painéis e letreiros, encontrados espalhados por todos os cantos, com propaganda, das diversas origens, que acabam por agredir de uma forma ou de outra, ás outras pessoas, gerando diversos maléficos.

Efeitos: Consiste na degradação dos centros urbanos, provenientes pela não coerência, com fachada da edificação, constitui evento do menor potencial ofensivo, crime passivo de punição, onde pode afetar diretamente, segurança pública, patrimônio, cultural, saúde mental do cidadão.

Danos Prejudicados: preocupações quanto a poluição visual, em vias públicas de grande tráfego onde pode colaborar para acidentes automobilístico, para alguns psicólogos afirmam quanto aos prejuízos, não se restringem á questão material, onde atingiram também a saúde mental dos usuários, a responsabilidade dos agentes que produzem á poluição visual é complexa, quanto ao aspecto civil, penal, administrativo, nas grandes metrópoles brasileiras, tem avançado excessivamente nos últimos anos.

Informo quanto à poluição visual, é de competência do Município, onde o mesmo deve elaborar uma legislação moderna e eficiente, no sentido em implementar projetos visando o controle de publicidade, controle, ordenamento e licenciamento, referente exibição de Publicidade, promover capacitação no quadro dos servidores municipais, com carga horária 12:00 horas, tendo como objetivo incremento da arrecadação municipal, ordenamento e controle do solo, despoluição visual.

Informo também, que atuo nesta área, onde temos técnicos qualificados, através da Emplantar Empresa de planejamento consultoria em projetos ambientais ltda.

Atenciosamente,

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho


 

Cidade Universitária conhecida pela EAN - Escola de Agronomia do Nordeste atual CCA - Centro de Ciências Agrária Universidade Federal da Paraíba.
Este Município do Brejo Paraibano em 2005 tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, capital da cachaça Paraibana, ricas em culturas, folclore também em turismo, onde promove o Festival de Inverno.

Pontos Turísticos:

Teatro Minerva foi o primeiro teatro construído na Paraíba, museu, casa do Pedro Américo Patrimônio Cultural da Cidade, museu regional de areia sobrado José Rufino de  Almeida,  museu do Brejo Paraibano (museu da cachaça e da rapadura.
 Engenho Triunfo, vaca brava, Ipueira, bujari, adega do Tercino.
Parque Estadual Mata do Pau – Ferro, reserva ecológica situada na Comunidade Chá de Jardim .

Filhos ilustres:
Pedro Américo de Figueiredo foi um romancista, poeta e professor, José Américo de Almeida escritor, poeta, folclorista, foi Governador da Paraíba, Ministro da Aviação e Obras Públicas no Governo Getúlio Vargas, implantou a UFPB-Universidade Federal da Paraíba, livros a bagaceira, o boqueirão, coiteiros.
CCA - Centro de Ciências Agrárias Diretor Professor Manoel Bandeira, possui diversos cursos Agronomia, Zootecnia, Veterinária, Química, Ciências Biológicas, que acolhe estudantes da Paraíba e outros Estados e Países, Bolívia, Venezuela, El Salvador, Nicarágua, com bons professores inesquecíveis Doutora Dora Baracho, Doutora Niedja, Professor Moacir Omena, José Farias da Mata.

Historiadores:
Martinho Melo Ramalho, José Tavares Neto, Valdeck Abrantes, escritores Tancredo Torres, Professor Laurentino Gomes, Ozimar Coutinho, Ivaldo Vilela.

Em 08 e 09 de abril de 2022 ocorreu X Encontro Ex  Alunos  do CCA, onde ocorreu 250 participantes .

Parlamentares:
Deputado Estadual Buba Germano, Tião Gomes, João Gonçalves, Chio, Josias Gomes da Silva Deputado Federal pela Bahia.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho
 

Em 10 de agosto de 2022 foi comemorado o Centenário do cantor, compositor, humorista, radialista waldeck Artur Macedo, ex-estudante de medicina soteropolitano da cidade do Salvador.

Foi radialista da rádio sociedade da Bahia, apresentador, programas de rádio tamandare Recife Pernambuco, apresentador da rádio nacional, rádio tupy  do  Rio de Janeiro.

Foi contemporâneo do Luiz Gonzaga O rei do baião, Jackson do pandeiro O rei do ritmo, Zé Gonzaga, Carmélia Alves A rainha do Baião, Almira Castilho, Genival Lacerda, Ary Lobo, Onildo Almeida.

Onildo Almeida e também dos compositores Rosil Cavalcante, Zé Dantas, Humberto Teixeira.  Foi o representante do povo nordestino no centro sul do país, época de ouro do rádio deixando um grande legado para diversas gerações com canções imortalizadas da MPB. Em 1959 Chiclete com banana a maior letra do forró nordestino em parceria com a cantora Almira Castilho, mulher do Jackson do pandeiro, súplica cearense, último pau-de-arara, mambo da cantareira, carta a Maceió, oito da conceiçâo, nordeste sangrento,pau de arara,tenente bezerra,baiano burro nascemorto,vendedor de caranguejo.

Informo também, lançou o trio nordestino Lindu, Coroné, Cobrinha no Rio de Janeiro fazendo bastante sucesso.

Aloísio Sacramento,


Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro Segurança do Trabalho

 

 

Plantas Medicinais


As plantas medicinais contêm substâncias bio-ativas, compostas de princípios ativos, com propriedades terapêuticas, profiláticas, é sugerido o uso em doses pequenas, para obtenção do efeito desejado.
No Brasil possuem várias experiências com hortas comunitárias educativas, canteiros medicinais, onde o objetivo é servi como farmácias vivas, presente nas comunidades rurais, para atender as populações mais carentes, com difícil acesso a medicamentos.

As plantas medicinais são utilizadas para o tratamento de diversas enfermidades, com sua vasta aplicação abrangendo do combate do câncer, a micro organismo patogênicos.
A Caatinga nordestina é um bioma produtor de um grande número dessas plantas chamadas fitoterápicas.
A China e a Índia vêm encontrando meios de legalizar e reconhecer o uso tradicional das plantas. A 5 séculos que a cultura chinesa utiliza popularmente as ervas, tendo catalogadas 5.000 espécies utilizadas.

O Cerrado brasileiro é a região que concentra auto nível da biodiversidade na região nordestina.
Diversas empresas nacionais vêm empregando matéria-prima vegetal diretamente na elaboração de fitomedicamentos.
A pesquisa bioquímica tem por objetivo conhecer os constituintes químicos das espécies vegetais ou avaliar sua presença. O Brasil, em função da biodiversidade é considerado um celeiro de grande riqueza vegetal ainda sem estudo e com possibilidade para o desenvolvimento de novos medicamentos, o Brasil possui uma infraestrutura que deve ser melhorada para adequar a produção e a extração racional das espécies.

 Objetivo:
A produção das plantas medicinais tem como principal objetivo à oferta alternativa e o tratamento das doenças através das fisioterapias e na prevenção dos males. No Brasil se discute a introdução desses fitoterápicos, nos programas de saúde da família.

O programa Manejo da Caatinga tem como objetivo manter essas espécies vivas, preservando seu ecossistema, gerando renda aos povos que habitam essas regiões.
O cultivo, preservação e manutenção dessas plantas no uso da saúde humana e animal, se apresenta como excelente alternativas de baixos custos. 


Sugestões:
Consiste em atribuição do engenheiro agrônomo a produção de plantas até a pós-colheita, com suas etapas do ciclo vegetativo, uso das sementes selecionadas e certificadas com boa qualidade de germinação, melhoramento genético, classificação e conservação da mesma, armazenamento, adubação, irrigação, tratos culturais tais como rotação de culturas, espaçamento, poda, micro propagação vegetativa, produção de defensivos naturais e condições climáticas.

 Aloísio Sacramento,


Engenheiro Agrônomo

Engenheiro de segurança do trabalho.

PROFISSÃO: MOTOBOY


Estes profissionais estão expostos a uma série de riscos no trânsito como engarrafamento, estresse, discussões, fechadas, ultrapassagem perigosas, acidentes.
Não há dúvidas  na sua jornada de trabalho, onde ocorre nas grandes capitais brasileiras.
É importante considerar a profissão de motoboy como atividade diferenciada, de modo a se permitir uma melhor organização da categoria na busca de direitos.

Não há dúvidas que aos acidentes com os mototaxistas e motofretistas aumentam sobremaneira, as estatísticas dos acidentes de trabalho. Como a maioria trabalha de forma autônoma, em caso de acidentes fica desemparada, porém não recebe os devidos benefícios do INSS ( Instituto Nacional de Seguro Social ).
O vínculo de emprego entre motoboy que fazem serviços de entrega e as empresas têm sido reconhecido pela Justiça do Trabalho, é ilegal a terceirização do trabalho do motoboy.

O exercício das atividades dos mototaxistas e motoboy com o uso de motocicleta, foi regulamentado pela União através da Lei número 12009 de 29 de julho de 2009.
O condutor do veículo deverá ser maior de 21 anos, possuir carteira de habilitação categoria A, terá que apresentar comprovante do curso de capacitação de condutores, bem como Certificado de Antecedentes Criminais.

O CBT - Código Brasileiro de Trânsito esclarece, que os veículos de maior porte, devem prestar atenção aos de menor porte, o que não isenta motociclistas e pedestres da sua responsabilidade de agir de forma correta. A lei também prevê no trânsito, as motocicletas , ocupem o mesmo espaço que um carro, devendo respeitar as mesmas leis.

Lei que fixa adicional de 30% de  periculosidade  para motoboy  entra em vigor, Lei número 12997/14 no Diário Oficial da União (DOU), recentemente inserida nas atividades consideras perigosas. A medida beneficia motoboy e outros profissionais que fazem entregas, como carteiros que se utilizam de motos e também preciso avançar na segurança desses condutores e na prevenção de acidentes.
Conforme dispõe a Norma Regulamentadora 6 a empresa é obrigada a fornecer aos empregados gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Uso de equipamentos de segurança:
Proteção auditiva: abafadores de ruídos ou protetores auriculares;
Proteção respiratória: máscaras e filtros;
Proteção visual e facial, óculos e viseiras;,
Proteção da cabeça: capacetes;
Proteção de mãos e braço: luvas e mangotes;
Proteção de pernas e pés: sapatos, botas e botinas;
Proteção contra quedas: cintos de segurança e cinturões;
O empregador  também terá que observar as seguintes obrigações:

utilizar o EPI apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar-se pela guarda e conservação; comunicar ao empregador qualquer alteração, que o torne impróprio ao uso; cumprir as determinações do empregador sob o uso pessoal;
Obrigatório o uso do EPI - Equipamentos de Proteção Individual, sendo essencial á proteção do trabalhador, visando assim a manutenção de sua saúde física e contra os riscos de acidentes  e ou  de doenças profissionais, o que proporciona reduções de custos ao empregador.


Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho.

José Gomes Filho nasceu em 31 de agosto de 1919  Alagoa Grande Paraíba região do brejo paraibano e faleceu em  decorrência de complicações de uma embolia pulmonar e cerebral, em 10 de julho de 1982 Brasília, sua mãe Flora Mourão era cantora de coco, mudou-se para Campina Grande onde iniciou sua carreira na rádio local, na década de 40, mudou-se para João Pessoa tocou nos cabarés, na rádio tabajara até 1946, em 1948 foi trabalhar na rádio jornal do comercio no Recife, onde conheceu sua mulher e parceira Almira Castilho, uma ex professora que cantava manbo e dançava rumba, Jackson e Almira formavam uma dupla no palco e na vida a  união durou até 1967 quando se desfizeram  a parceria e a união, Almira Castilho morreu no Recife em 2012.
Contemporânio Luiz Gonzaga, Rozil  Cavalcante, Sivuca, Jacinto Silva, Ary Lobo, Luiz Wanderley e  Genival Lacerda, desta nova geração destaca Biliu de Campina radialista e cantor de coco imitador do Jackson do Pandeiro.
No Rio de Janeiro apresentou-se nas rádios tupi, mayrinque veiga e rádio nacional, na década de 50, Jackson e Almira ganharam projeção nacional e começaram atuar em filmes populares, como etelvina, tira a mão daí e batedor de carteiras.
Foi também um dos representantes no centro sul do país na divulgação da música nordestina,um grande intérprete da MPB, o maior cantador de coco consagrado o rei do rítmo.
Possui um repertório bastante diversificado suas canções como forro em limoeiro, sebastiana, na base da chinela, ziriguidum, bodocongó, o canto da ema, chiclete com banana autoria Gordurinha  e Almira Castilho  os críticos musicais considerada a maior letra do forro  e tantas outras tinha a facilidade de cantar  diversos gêneros musicais baião, coco, rojão, marchinhas de carnaval, muitos consideram o maior ritimista da historia da MPB, alegrando o povo nas noites de são joão  encontra-se em um memorial na Avenida principal em Alagoa Grande no sentido indo para João Pessoa  sua obra musical.
Parabenizo pela iniciativa do Governador do Estado da Paraíba Engenheiro João Azevedo PSB, desta merecida homenagem ao seu ilustre filho da terra comemorações  em todo Estado.
Sugiro ao Gestor de Campina Grande Engenheiro Agrônomo Romero Rodrigues preste esta homenagem para o cantor Jackson do Pandeiro neste são joão local.
Ao ex secretário de cultura Lula Cabral da Prefeitura de Campina Grande,se estivesse conosco ficaria bastante contente por esta justa homenagem.

Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho

SISTEMA DE INFORMAÇÕES CADASTRAIS MUNICIPAIS

Digite seu parágrafo aqui.

Agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, utilizadas em produtos agrícolas e pastagens).

Brasil é o quinto país do mundo, maior consumidor e comprador de agrotóxicos, onde são constatados trabalhadores rurais contaminados, levando a morte por excesso de aplicação de agrotóxico, sem devida assistência técnica e receituário agronômico.

Em outros países quatorze produtos foram proibidos de aplicação na agricultura, aqui no Brasil continuam os usos demasiados, onde há intoxicações por essas substâncias vem aumentando os trabalhadores rurais, onde ficam expostos e também outras pessoas são contaminadas pelos alimentos.

Nos alimentos podem ser encontrados nos vegetais, verduras, legumes, frutas e grãos, alimentos de origem animal, leite, ovos, carne, frango. Nas hortaliças, concentra-se maior número de resíduos em agrotóxicos como: tomate, alface, cenoura, pimentão, beterraba, couve e pepino.

Nas frutíferas concentra-se maior número em resíduos em agrotóxicos: morango, laranja, mamão, abacaxi.

Quanto ao grau de intoxidez dos agrotóxicos:
Classe 1 – Cor vermelha, extremamente tóxica.
Classe 2 – Cor Amarela, altamente tóxica.
Classe 3 – Cor Azul, medianamente tóxico.
Classe 4 – Cor Verde, pouco tóxico.

O Uso intenso de agrotóxicos consiste na degradação dos recursos naturais, solo, água, ar, fauna e flora. Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar tipos de intoxicação aguda: os sintomas surgem rapidamente, subaguda, os sintomas aparecem aos poucos, provocando dor de cabeça, sonolência e dor no estômago. Crônica: podem surgir meses e anos podendo levar paralisias e doenças como câncer e problemas respiratórios.

Fiscalização:
ANVISA e ADAB, órgão responsáveis pela fiscalização dos produtos contaminados por agrotóxicos, quanto aos produtos contaminados em excesso, aonde venham prejudicar o ambiente e a saúde humana. O infrator sofrerá penalidades, advertências, multas ou apreensão dos produtos.

NR-31:
Segurança e saúde no trabalho, na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura, onde vamos abordar, quanto à pulverização e Aplicação dos Agrotóxicos na Agricultura, onde devem ser utilizados EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), óculos, máscara, luvas, botas, fardas, pulverizadores costais em perfeito estado, condições de uso e devidamente higienizados.  Quando não são utilizados esses equipamentos de segurança, proveniente da ausência de informações pelo trabalhador consiste baixo grau de escolaridade, perpetuação antigas práticas de cultivo, não respeita o tempo de carência da aplicação e da colheita do alimento.

Transporte e Armazenamento:
Respeitar regras para diminuir os riscos com acidentes, cumprir as legislações de transporte, manuseio e armazenamento de produtos perigosos. Veículo recomendado tipo caminhonete em perfeitas condições de uso, embalagens colocadas em formas seguras, transporte usando a nota fiscal dos produtos. Para guardar devem ser em formas seguras, juntas aos seus familiares e ao meio ambiente.

Depósitos devem ficar em local livres de inundações com construções de alvenaria (tijolos), Box com iluminação e ventilação natural, piso cimentado sem rachaduras, instalações elétricas em bom estado de conservação, portas devem ficar fechadas, as embalagens colocadas sobre estrados.

Sugestão:
O empregador rural ou equiparado deve proporcionar capacitação sobre prevenção de acidentes com agrotóxicos a todos trabalhadores expostos diretamente. Promover programas de capacitação desenvolvidos por órgãos de serviços de extensão rural, SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, instituições de ensino superior em ciências agrárias, entidades sindicais e associações de profissionais. Quando o trabalhador apresentar sintomas de intoxicação de ser imediatamente afastados das atividades e ser transportados para atendimento médico.

Aloísio Sacramento.
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do T​rabalho

MORTES DOS RIOS DE SALVADOR

Á Água é considerado um recurso ou bem econômico, porque é finita, vulnerável e essencial para a conservação da vida e do meio ambiente. Por outro lado, é também tida como um recurso ambiental, pois a alteração adversa desse recurso pode contribuir para a degradação da qualidade ambiental.

Gostaria de abordar este tema, o que pensam os atuais gestores municipais, quanto a preservação do meio ambiente, sustentabilidade e qualidade de vida dos seus habitantes.

A maioria dos rios do Salvador, encontra-se comprometidos, devido ao alto grau de contaminação, poluição, degradação por lançamento de lixo e esgotos domésticos lançados nestes corpos hídricos. No passado alguns deles serviram de fonte de abastecimento de água para nossa população.

Ocorrem também, aterramentos em lagoas e fontes, que funcionavam como chafarizes. Vale salientar também a ausência de políticas públicas, na conservação e conscientização deste bem.

Sugiro pensar em incluir nos Planos de Governos projetos de despoluição dos mesmos, experiência de sucesso já realizadas em outros países.

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho

PRIMEIROS SOCORROS – BLS
PRIMEROS AUXILIOS

Após a constituinte de 1988, é assegurado a população brasileira o direito a saúde pública através do SUS (Sistema Unificado de Saúde) com a municipalização da saúde iremos abordar este tema, Dengue.
Através das altas temperaturas o desenvolvimento dessa larva, ocorre com bastante facilidade, levando em alguns casos, a dengue hemorrágica provocando óbitos em seres humanos.
Informo também que o dever é do poder público federal, estadual e municipal no controle desta endemia proveniente pela falta da educação doméstica, higiene, limpeza e esclarecimento para a população.
Através da Prefeitura Municipal de Salvador em 02 de Fevereiro de 2002, foi criado operação força-tarefa, onde implantamos um comitê de trabalho no sentido de desenvolver ações aos focos do mosquito AEDES AEGYPTI, em conjuntos com os órgão Municipais SUCOM, Super intendência de controle e ordenamento do uso do só do município, ZOONOSE, LIMPURB, DEFESA CIVIL, SECRETARIA DE SAÚDE, notificando imóveis residenciais, comerciais e abandonados. Informo também, fui coordenador desta operação realizada no período de 04 meses, contando com uma equipe bastante comprometida em sanar esta edemia verificada em nossa capital

Sugestão:

Promover campanhas educativas, seminários no sentido de mobilizar os poderes públicos e privados junto com a sociedade civil organizada para participação conjunta efetiva nas ações, prevenção e controle da Dengue.
Realização da força-tarefa, capacitação dos agente Endemias das Prefeituras Municipais na fiscalização, vistoria e inspeção nos estabelecimentos comerciais e residenciais, contratação de engenheiros agrônomos no quadro das Prefeituras Municipáis, investir em estudos e pesquisas, aquisição de veículos, central de atendimento, promover comitê da dengue, visando o controle e combate da doença.

Sintomas:

Febre alta, vômitos, dor de cabeça de imediato procurar um medico para consultar, período de incubação 03 a 15 dias após a picada

Tratamento:

O paciente deve ficar em repouso, beber bastante liquido, suco, água e analgésico a base de dipirona (novalgina, dor flex, anador e tilenol), são recomendações médica.

Controle do mosquito:

Através de pesquisas realizadas, estão usando a borra de café, nos locais de proliferação das larvas, este método é eficiente na aniquilação da larva. Há também um método de monitoramento do mosquito, utilizando armadilha, computadores de mão e mapas georreferenciados, permitindo localizar focos do mosquito em área urbanas propiciando ações de combate.
Através da prefeitura municipal de Salvador em 21 de Fevereiro de 2002 foi criado operação força tarefa, onde implantamos um comitê de trabalho no sentido de desenvolver ações aos focos do mosquito Aedes Aegypti realizados pelos agentes de saúde, fiscalização, notificação nas casas e terrenos abandonados, esta operação conjunta entre Prefeitura, Zoonose, Defesa Civil, Secretaria de Saúde, SUCOM – Super intendência de controle de ordenamento do uso do solo do município, Linpurb.
Informo que foi coordenador desta operação realizada no período de 04 (quatro) meses com uma equipe bastante comprometida em sanar este problema verificado em nossa capital.

ALOÍSIO SACRAMENTO
ENGENHEIRO AGRÔNOMO E SEGURANÇA DO TRABALHO ​

Taperoá– Paraíba

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Mobilidade urbana, acessibilidade e inclusão social

II Encontro Internacional Serrana na Vanguardia

Universidad Maria Serrana-PY


COLETA SELETIVA



Implantação  por meio  da Lei Municipal, da coleta seletiva de resíduos, com vistas aos reaproveitamentos de reciclagem dos resíduos sólidos.

A coleta seletiva é realizada hoje em 1.055 Municípios Brasileiros.

A importância :
A coleta seletiva do lixo é de grande importância  para a sociedade, além  de gerar renda para milhões de  pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui  a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância  para o desenvolvimento sustentável do planeta.

A expansão  da coleta seletiva ocorre em beneficio como o encerramento dos lixões, a implantação e uso racional de aterros sanitários, a reintrodução dos recicláveis na cadeia produtiva e a inserção socioeconômico dos tratadores organizados em cooperativas como agentes da coleta seletiva.

É um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos sólidos descartados por empresas e pessoas. Desta forma os materiais que podem ser reciclados são separados (lixo orgânico, resto de frutas, hortaliças e outros alimentos, resíduos de jardim (folha seca e poda) ). Este último tipo de lixo é descartável em aterro sanitários ou usado na fabricação de adubos orgânicos e fertilizantes. Os rejeitos são enviados para aterros sanitários.

Os resíduos recicláveis secos são compostos por metais (aço, alumínio) papel, papelão, diferentes tipos de plásticos e vidros. Os resíduos não recicláveis são compostos por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes) e outros produtos de limpeza.

As formas mais comuns da coleta seletiva existe hoje no Brasil, são a coleta porta-a-porta, podem ser realizadas pelo prestador de serviço publico de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos (públicos ou privados) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

Coleta Seletiva, é a coleta diferenciada de resíduos, que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são relacionados pelo gerador, que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição e disponibilizados para coleta separadamente.

A implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes a coleta seletiva, fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.


Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

PALESTRA COMBATE DA POLUIÇÃO SONORA 

NR-23 Proteção contra pânico e incêndios.

NR- 32 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

Após a constituinte de 1988, é assegurado a população brasileira o direito a saúde pública através do SUS (Sistema Unificado de Saúde) com a municipalização da saúde iremos abordar este tema, Febre Amarela.
A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave e causada por vírus  e transmitida por vetores.

Informo também, que o dever é do poder público federal, estadual e municipal no controle desta endemia proveniente pela falta da educação doméstica, higiene, limpeza e esclarecimento para a população.
A Febre Amarela vem ocorrendo nos Estados São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais em 94 Municípios, proveniente pelo desmatamento, loteamentos irregulares, com o crescimento desordenado dos centros urbanos.

Sintomas:
As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, cansaço, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos cerca 3 dias, calafrios nas costas, perda de apetite e mal-estar.
Transmissão:
A Febre Amarela ocorre na América do Sul, Central e alguns Países da África é transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres.
Prevenção:
A prevenção da Febre Amarela se dá através do combate aos mosquitos e de
vacinação.
Algumas medidas de combate ao mosquito são:
Utilizar água tratada com cloro, não deixar pneus ou recipientes que possam acumular água da chuva, manter sempre tampadas as caixas de água, cisternas e colocar os resíduos domésticos em sacos plásticos fechados ou tenha tam
pa.

Medidas de proteção individual, como vacinação contra febre amarela, uso de repelentes por insetos, mosqueteiros.

Sugestão:
Promover campanhas educativas, seminários no sentido de mobilizar os poderes públicos e privados, junto com a sociedade civil organizada, para a participação conjunta e efetiva nas ações, prevenção e controle da febre amarela.

Realização da força tarefa, capacitação dos agentes de endemias das prefeituras municipais na fiscalização, vistoria e inspeção nos estabelecimentos comerciais e residenciais, contratação de engenheiros agrônomos no quadro das prefeituras municipais, investir em estudos e pesquisas, aquisição de veículos, central de atendimento, promover comitê da dengue, visando o controle e combate da doença.

Atenciosamente,

Aloísio Sacramento

Eng. Agrônomo /Engenheiro de Segurança do Trabalho

Cruz das Almas- BA

1- OBJETO DO CURSO: 


REALIZAÇÃO DE PODAS DE ÁRVORES EM VIA PÚBLICA, ÁREAS PÚBLICAS, PRIVADAS DESTINADAS A CONDUÇÃO E LIMPEZA DOS REFERIDOS VEGETAIS, COMPATIBILIZANDO-O COM OS LOCAIS, ONDE ESTÃO IMPLANTADOS A EXEMPLO DE;

PASSEIO PÚBLICO, FIAÇÃO ELÉTRICA, SISTEMA DE TUBULAÇÃO: ÁGUA E ESGOTO.

TIPOLOGIA DA ÁRVORE, CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A ÁRVORE, ESTRUTURA DA ÁRVORE, ELEMENTOS DA TIPOLOGIA ARBÓREA (ARQUITETURA).


2- SERÃO ABORDADOS TEMAS COMO: 


DIAGNÓSTICO FITOSANITÁRIO DOS VEGETAIS, IMPACTO AOS EQUIPAMENTOS URBANOS, PRODUÇÃO DE MUDAS, ESCOLHA DA ESPÉCIE; TRATOS CULTURAIS.

TAMBÉM SERÃO ABORDADOS ASPECTOS DE PLANEJAMENTO E PROJETO DE ARBORIZAÇÃO.

SUGESTÃO:

AOS GESTORES MUNICIPAIS PROMOVER TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO EM PODA DE ÁRVORES, PARA OS AGENTES DE LIMPEZA URBANA COM CARGA HORÁRIA 1600, COM AULAS PRÁTICAS E TEÓRICAS.

 

ALOÍSIO GOMES SACRAMENTO

ENGENHEIRO AGRONÔMO/ ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Jackson do Pandeiro

​​​CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA

ITABAIANA - SE / 8 e 9 DEZEMBRO 2014

Em janeiro de 2019 estive no Paraguai como consultor ambiental onde visitei as Municipalidad e Secretaria de Meio Ambiente Asunción, Mariano Roque Alonso e San Lorenzo, Asunción Secretaria de serviços públicos departamento de coleta domiciliar dos resíduos sólidos.

Asunción ciudad bastante arborizada com praças, jardins, cale, avenidas, Titulo Cidade Verde das Américas com uma população 550mil habitantes ao entorno compõem a grande Asunción ciudad médio porte como San Lorenzo, Luque, Fernando de La Moura Villa Elliza, Mariano Roque Alonso, LimpioCapiatá.

Informo é um país com rica história, um povo acolhedor, receptivo, bastante católico, igreja estilo barroco, com uma gastronomia riquíssima, culinária diversificada com bons restaurantes, hotéis, bares, casas de eventos empreendedores brasileiros do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, centro histórico bastante preservado, também com bastante segurança, encontramos alguns dos principais cartões postais da cidade como: O Patheon de los heróis da guerra em homenagem aos heróis da guerra do país, em O Palácio de Lótez sede do governo Paraguaio, Hotel Guarani, museus, praça Uruguai, conta também com um bairro novo com bastantes edifícios de luxo, shopping, com vida noturna intensa, com restaurante de boa qualidade, onde podemos encontrar os mais diversos tipos de culinária, bons supermercados, clubes e casa de eventos.

Pontos turísticos, Lago Azul de Ipacarai em San Bernardino, próximo a Asunción, musicas guaranias local cantadas por Dalva de Oliveira e Ângela Maria.

Quanto ao setor educacional possui diversas universidades privadas, bastantes equipadas onde estudam dois mil e quinhentos brasileiros, onde fazem medicina, UNA – Universidad Nacional de Asunción tradicional do país.

Informo também, possui um potencial agrícola, onde brasileiros arrendam propriedades para exploração e na cultura da soja,possui um rebanho bovino com boa qualidade genética, setor energéticopossui Rio Paraguai, recursos hídricos, recursos naturais através das Cataratas Foz do Iguaçu – Usina Hidrelétrica de Itaipu maior obra da engenharia nacional, que ajuda divulgar e desenvolver o turismo e ecoturismo por possuir reservas ecológicas, parques, e incentiva o turismo religioso por possui diversas igreja e museu local.

O país oferece uma série de incentivos e facilidades para quem deseja abrir uma empresa, benefícios e incentivos para abrir um negócio no Paraguai. Através de mão de obra jovem,matéria prima de baixo custo, energia mais barata, o sistema tributário é bem mais simples que no Brasil, localização próxima ao Brasil, Mercosul Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A Lei de Maquila LEI 60/90 é um dos principais atrativos para quem deseja abrir negócios no Paraguai.

Atualmente o Paraguai é país com o maior PIB da América do Sul.


Atenciosamente,


Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho


 

 

Cidade do Planalto e Cidade Universitária conhecida nacionalmente pela Escola de Agronomia da UFBA (Universidade Federal da Bahia), que acolhe estudantes da Bahia e de outros Estados, sediando a atual UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Faz lembrar trotes com os calouros, promovidos por estudantes veteranos.

Toda nossa geração foram alunos do CEAT (Colégio Estadual Alberto Torres) com seu corpo docente na maioria Professores da Escola de Agronomia, que contribuíram na nossa formação acadêmica. Lembro quando criança, que o Bairro da Suzana, era roça de inhame do Sr. Manezinho Rebouças. A festa do São João, das guerras de espadas, os turistas chegavam e se encantavam com o tratamento do povo cruzalmense, movimentando o comercio local.

EMBRAPA CNPMF -  Centro  Nacional  da  Pesquisa  da  Mandioca  e  Fruticultura, também se encontra instalada nesta cidade.

Atualmente, nossa terra tem mudado bastante nos finais de semana, com ritmos e embalos, promovendo diversos eventos em casa de show, sem acústicos, sem alvará de funcionamento e sonoro, provocando desta forma a poluição sonora, sem a devida fiscalização da Secretária de Meio Ambiente desta Prefeitura, desrespeitando a lei vigente de poluição sonora deste Município.

Vamos pensar na implantação de novos projetos de segurança, como incêndio e pânico, projetos de imobilidade urbana, com construção de vias de acesso para ciclistas, rampas para cadeirantes, piso tático para acesso de deficientes visuais, revitalização da fonte do Doutor.

Constatado em locu postos de combustíveis frentistas sem uso de EPI - Equipamento de proteção individual como luvas e máscaras, no mesmo espaço possui um posto de GLP (em gaiola), pondo a comunidade em risco local.  

Sugestões:

Caro Conterrâneo sugiro realizar uma campanha contra á violência, não ao uso de drogas, através da Diocese, Prefeitura, Centros Espíritas, Igrejas Evangélicas, Alcoólicos Anônimos, Maçonaria, Inspetoria do CREA, Ministério Público no sentido de catequizar, evangelizar, implantação de projetos sociais, campanhas educativas, casa de recuperação para os cidadãos que estão precisando ouvir palavras que levem á acreditar e ter fé em Deus, visando á integração, á recuperação e á inclusão dos cidadãos na sociedade. Assim como, promover valorização da nossa cultura, terra de escritores, poetas,  Galeno de Avelirio (casa da cultura),  Mário Pinto da Cunha, Professor Floriano Mendonça autor do hino Cruz das Almas, João Gustavo da Silva, Luciano Passos, Glauce Guerra, Fernando Floriano Rocha autor do livro Geografia da Bahia, Moacir Ferreira, Professor Antonio Jose da Conceição (livro a mandioca), Alirio Mendes, Sérgio Ricardo Matos Almeida, Professor Agro ecologista in memória, Nelson Magalhães in memória, Alino Mata Santana, Hermes Peixoto Filho, Lita Passos, Paulo Chiacchio, Marcelo Machado, Nelson Magalhães Filho, Professor Manoelito Roque Sá, Lucas Conti Hupp Mascarenhas Pereira autor do livro "Do que eram feitos os cabelos da barbie"
. Alguns cantores e compositores como  Magalhães, Haroldo Melo, Levi, Simão Duarte, Forrojão.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

SILICOSE

A Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos, Lei 12.305/2010, tem por objetivo estabelecer uma política de gerenciamento dos resíduos sólidos do país dispondo sobre seus principais objetivos e instrumentos bem como sobre as diretrizes relativas à gestão entregada e ou gerenciamento de resíduos sólidos. Com a promulgação da referida Lei, passou ser obrigatório que cada Município tenha um Plano de Resíduos Sólidos adaptado à sua realidade, respeitando as diretrizes legais indicadas.  

Na Gestão e no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos a Lei procura incentivar a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A não elaboração deste documento poderá trazer para o Município conseqüências negativa. Entre os principais objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos estão à proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, o incentivo a reciclagem de matérias, adoção de tecnologias limpas, redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos, incentivo a reciclagem de materiais e a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis nas ações.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS trata-se de um planejamento sistemático, que antecede e subsidia as ações do poder executivo na área de resíduos sólido sendo o instrumento que lastreia a tomada de decisões por parte do Gesto Municipal com vista ao atendimento do quanto disposto na Lei 12.305/2010.  

Nos termos do artigo 18 da Lei 12.305/2010, a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e condição essencial para o Município ter acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos para serem beneficiados, incentivados por financiamento de entidades federais de credito e fomento para tal finalidade.  

O manejo dos resíduos sólidos produzidos pelos cidadãos (no âmbito da vida civil ou comercial) é em regra, de competência prioritária dos Municípios. Sendo assim, pode-se afirmar que o Plano mais importante e o Municipal, pois a ausência deste afeta direta e nocivamente o cidadão, a sociedade e o meio ambiente.

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

      Foi fundada pelos portugueses em 05 de agosto de 1585, seu primeiro nome foi chamada Nossa Senhora das Neves, posteriormente passada a chamar-se Parahyba em 01 de fevereiro de 1654 e atualmente João Pessoa em 04 de setembro de 1930.
        É conhecida como “porta do sol” devido ao fato desse Município está localizada na Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, onde o sol nasce primeiro no continente americano, 3km do Bairro de Cabo Branco.
        Segunda capital mais verde do mundo, ficando atrás de Paris na França, jardim botânico Benjamin Maranhão localizada na área central da cidade, com preservação das espécies da mata atlântica.
        Melhor orla do Nordeste com belas praias Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, Bessa, Intermares, Caboinha, Tambaba, Ponta de Seixas, Jacumã.
        Gastronomia com sua culinária litorânea, pratos do mar como peixes, lagostas, camarões, caranguejos e mariscos.
        Culinária sertaneja como carne do sol, baião de dois, feijão tropeiro, carne de bode, arrumadinho, cuscuz, inhame, macaxeira, feijão de corda, queijo coalho, mungunzá.
        Em 2017 João Pessoa recebeu o Título Cidade Criativa Brasileira pela UNESCO, como primeira capital brasileira, reconhecida pela riqueza do artesanato e cultura popular.
        Atualmente encontra-se em pleno desenvolvimento da sua expansão imobiliária com implantação de condomínios luxuosos, shopping centers, clubes, com a chegada de moradores do centro sul para residirem ou colocarem atividades comerciais, devido a sua qualidade de vida, espero que o planejamento urbano continue sendo controlado ou mantido por essa Prefeitura.
        Sugiro ao Gestor Cícero Lucena prestar uma homenagem ao seu filho ilustre cantor, compositor, poeta, advogado Geraldo Vandré, pelo qual no regime militar foi exilado para o Chile.
        Em 12 de setembro de 2023 aniversário 88 anos.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho.
       


Norma  Regulamentadora 17 Ergonomia foi estabelecida pela portaria número 3751, de 23 de novembro de 1990.
O Ministério do Trabalho e Emprego no ano 2000, realizou treinamento para auditores- fiscais do trabalho, com especialização em Saúde e Segurança no Trabalho em todo o país, analisando a aplicação desta Norma pela fiscalização. Nesses cursos, verifica-se uma ampla diversidade de interpretação, o que representa um obstáculo á efetiva implantação da Norma.
Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros, que permitem a adaptação das condições de trabalho ás suas características psicofisiológicos dos trabalhadores.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte descargas de materiais, no imobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais do posto de trabalho e a própria organização do trabalho.
Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem, necessários para os engenheiros concederem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalho, que possam ser utilizados como máximo conforto, segurança e eficiência.
Tipos de Ergonomia :
Ergonomia de concepção
Atua amplamente no projeto do posto de trabalho, nos instrumentos da máquina ou do sistema de produção, da organização do trabalho, ou mesmo no projeto de máquinas e dispositivos e ferramentas.
Ergonomia de Correção
Atua de maneira restrita, modificando elementos parciais do posto de trabalho tais como: dimensões, ruídos, iluminação.
Custos elevados para modificação de projetos
Eficácia limitada
Ergonomia de Conscientização
A ergonomia de Conscientização procura capacitar os próprios trabalhadores para a identificação e correção dos problemas do dia a dia  ou aqueles emergenciais
Ergonomia de Participação
A Ergonomia de Participação procura envolver o próprio usuário do sistema, na solução de problemas ergonômicos.
Este pode ser o trabalhador, no caso de um posto de trabalho ou consumidor novato .
Caso de produtos de consumo . Este principio é baseado na crença de que eles procuram um conhecimento prático .
Objetivos da Ergonomia
Fixar as condições em que o trabalho seja realizado, estudar as condições em que o trabalho se realize, verificar se o trabalhador apresenta condições para o trabalho, estabelecer as condições , que o trabalhador deve apresentar, estudar as influências do meio ambiente.
Relacionamento da Ergonomia com o trabalho
Atividade, ambiente físico iluminação, ruído, temperatura, posto de trabalho dimensão, formas, concepção, sistema de trabalho mecanização, automação, interação homem/ máquina / ambiente.
Anatomia e Fisiologia Estudo das estruturas e funcionamento do corpo humano.
A  coluna vertebral possui 23 vertebras.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho

NR-38 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NAS ATIVIDADES DE LIMPEZA URBANA DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Equipe realizando inventario florístico para PRAD e  Identificação de DAP (Diâmetro a altura do Peito)

A arborização exerce função de importância, na qualidade de vida nos centros urbanos, pelo qual à árvore urbana atua diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, no níveo de ruídos e sobre a paisagem, além de construir refugio indispensável às faunas remanescentes na cidade.

Benefícios da Arborização Urbana Consistem no equilíbrio climático, no controle da poluição sonora, melhora a saúde física e mental da população, aumento na qualidade vida da população e também dos seus visitantes. Quanto ao meio ambiente diminui na incidência da radiação solar, claridade intensa da insolação, reduz as temperaturas das superfícies das edificações e pavimentos, aumenta a umidade relativa do ar, consequentemente aumento das chuvas, controla a direção e reduz a velocidade dos ventos, reduz a poluição atmosférica, absorvendo gases poluentes, protege o solo em áreas de risco, encostas, topo dos morros e redução da erosão. Em relação ao ser humano possui tem finalidade medicinal, valorização dos imóveis, servindo como complemento alimentar e caso das espécies frutíferas, aumenta a sensação do bem-estar e melhora nossa saúde física e mental. Quanto à paisagem contribui com a organização do ambiente urbano, minimiza a aridez a paisagem urbana, embeleza e perfuma  praças ruas e avenidas.
 
Objetivos
Consiste na realização das avaliações dos espécimes  existente solo, vegetação, incluindo em inventário e também avaliações fitossanitárias das espécies. Desenvolver um trabalho sobre educação ambiental, para a população compreender a importância das espécies arbóreas, distribuição de cartilhas, plantio de espécies nativas, em locais determinados e inventário arbóreo e avaliações fitossanitárias.

Inventário Arbóreo
Tem como função prover a administração pública, a quantificação da população dos dados e as informações dos vegetais, localizados nos logradores públicos nas lavradoras públicos, criar um banco de dados, com informações necessárias para planejamento e controle das espécies arbóreas existentes, para serem implantadas nas praças, avenidas, ruas do município, manter as populações livres das pragas e doenças, manejo das árvores, requererem podas, erradicação, implantação da cobertura vegetal do solo.

Senado vai analisar um projeto de LEI que propõe ações coordenadas para aumentar a presença de áreas verdes nas cidades, Senador Efrain Filho Paraíba.
O Plano Municipal obrigatório para cidades com mais de 20.000 habitantes.
O Plano Nacional é requisito para recebimento das verbas federais, estaduais destinadas ao fomento da arborização urbana.

Sugestão aos Gestores Municipais
Implantar projetos de arborização urbana, promover capacitação em arborização urbana com carga horária 16 horas, mine  cursos  para fiscais.
     
Conclusão
Após implantação em um projeto de arborização necessitam-se da manutenção com práticas necessárias para manter as árvores com saúde, vigor, irrigações e adubações.

 

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

 

CARNAVAL


Esta Norma Regulamentadora bastante complexa tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organização e ambiente de trabalho, de forma a tomar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, com a segurança, saúde e meio ambiente de trabalho.
NR-31 contempla assuntos que tratavam basicamente de aspectos como: serviço especializado, CIPATR Rural, EPI- equipamentos de proteção individual e produtos químicos.
 Trazem questões ligadas á ergonomia, ferramentas, materiais, máquinas, e implementos, secadores, trabalho com animais em silos, instalações de áreas de vivência, transporte de trabalhadores e de cargas, edificações rurais, moradias, fatores climáticos e topográficos, além de orientação mais detalhadas sobre como lidar com agrotóxicos, resíduos e meio ambiente, trouxe muitas inovações, ampliou bastante, mais orientações sobre as práticas do dia a dia do trabalho no meio rural.
Compreendem medidas de controle para segurança e saúde dos trabalhadores:
·             CIPATR - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida do trabalhador.
·             SEST - Serviço Especialização em Segurança e Saúde do Trabalho Rural, composto por profissionais especializados consiste em um serviço destinado ao desenvolvimento de ações técnicas, integrado as práticas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho, para tornar o ambiente de trabalho compatível com a promoção da segurança, saúde e a preservação da integridade física do trabalhador rural. SEST atribuições:
1.    Assessorar tecnicamente os empregadores e trabalhadores,
2.    Promover e desenvolver atividades educativas em saúde e segurança para todos trabalhadores,
3.    Identificar e avaliar os riscos para segurança e saúde dos trabalhadores, em todas as fases do processo de produção, com participação dos envolvidos, analisar as causas dos agentes relacionados ao trabalho,
4.    Indicar as medidas corretivas e preventivas pertinentes.
·         PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, este deverá ser planejado e implantado com base nos riscos á saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR. Deve incluir entre outros a realização dos exames médicos adimensional, periódicos, de retorno ao trabalho e de mudanças de função. Citam também requisitos ergonômicos, veda o levantamento manual de cargas, visa estabelecer paramentos que permitam a adaptação das condições de trabalho, incluindo aspectos selecionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao imobiliário, aos equipamentos e as condições ambientais do posto trabalho.
·         Máquinas e equipamentos – O empregador deve adotar medidas de proteção capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e medidas apropriadas sempre que tiver pessoas com deficiências envolvidas direta ou indiretamente com o trabalho.  
·         Agrotóxicos - O empregador rural ou equiparado deve proporcionar capacitação sobre prevenção de acidentes com agrotóxicos a todos trabalhadores que estão expostos diretamente.
·         Promover programas de capacitação desenvolvidos por órgãos e serviços de extensão rural.  Instituições de ensino, de nível médio superior em Ciências Agrárias, entidades sindicais, Associações de Profissionais, SENAR- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
·         O empregador rural ou equiparado deve adotar as seguintes medidas de segurança: Fornecer EPI - Equipamento de Proteção Individual, luvas, capacete, botas, óculos, vestimentas adequadas aos riscos em perfeito estado, condições de uso e devidamente higienizados. Quando o trabalhador apresentar sintomas de intoxicação deve ser imediatamente afastados das atividades e transportados para atendimento médico local.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro segurança do Trabalh
o

Agroecologia consiste em um sistema de produção sustentável, praticado por camponeses, sem utilizar adubos químicos e venenos na agricultura, porém usando elementos da própria natureza, para manter o equilíbrio, sendo assim é necessário uma produção diversificada, como rotação de cultura, defensivos naturais, onde esta base tecnológica, vem se mostrar a melhor de produzir alimentos secundários acessíveis para a população, sempre pensando na preservação do meio ambiente.

Em conjunto de princípios e de metodologias participativas, que apóiam o processo de transição da agricultura convencional para estivos da agricultura da base ecológica. Onde a aplicação desses princípios, envolve diversas dimensões, tais como, ambiental, econômica, social, política e cultural.

Transição Agroecológica:
A transição agroecológica consiste na passagem de maneira convencional da produção com agrotóxicos e outros contaminantes, para novas maneiras em fazer agricultura, com tecnologias da base ecológica.
Consciência ecológica é necessário buscar a integração entre vários elementos, que existem no ambiente, como solo, plantas, animais, água, passando a ser usado por forma sustentável.

Proposta agroecológica para aqueles interessados como os agricultores, os consumidores, sociedade em geral, onde todos saem ganhando na medida onde avançam no processo de transição agroecológica, onde relacionamos a natureza, com outros seres humanos, produzindo alimentos sadios, de melhor qualidade biológica.
Agroecologia depois da década de 70, onde engenheiros agrônomos começam valorizar a ecologia nos sistemas agrícolas, onde são explorados a agroecologia trabalhada, onde passa ser entendida como campo de produção científica e ciência integradora, preocupada na aplicação direta em seus princípios na agricultura, organização social, em novas formas de relação entre sociedade e natureza.

A Agroecologia ainda é uma ciência, onde nota-se preocupação constante nas Universidades, Centro de Pesquisas, Projetos de Extensão em trabalhar aspectos e características técnico-científicos, impactos sociais provenientes da prática agroecológica.
Ecologia refere ao sistema natural de cada local, envolvendo solo, seres vivo, clima.
As práticas agroecologicas são vistas como práticas da resistência da agricultura familiar.

Essas práticas se baseiam na pequena propriedade, na força do trabalho familiar, nos sistemas produtivos, adaptados as condições locais, ligadas nas redes  regionais  de produção  e distribuição de alimentos.
Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar, onde o BNDS banco nacional de desenvolvimento, criou o Pronaf Agroecologia, onde apóia  agricultores familiares interessados, em não ultilizar insumos  químicos.

Diversas organizações, não governamentais, atuam no sentido de articular, organizar, formar agricultores familiares, quanto ao saberes e fazeres da agroecologia.
Articulação com comunidade, onde atuam promovendo oficinas de formação e prática agroecologica, intercâmbio as comunidades, pesquisa aspectos geográficos, físicos e sociais das propriedades rurais, criar bancos de sementes nativas e criolas.

Atenciosamente,

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro segurança do trabalho


 


 Médico Veterinário  


A Medicina Veterinária é a ciência médica que se dedica á prevenção, controle e erradicação e tratamento das doenças, traumatismo sou qualquer outro agravo á saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e sub-produtos de origem animal para o consumo humano, busca também assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimentos de origem animal, através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos.

Sua formação básica em ciências biomédicas, com conhecimentos nas áreas de epidemiologia e saneamento ambiental.

O veterinário vem ocupando espaço na saúde pública. Em 1946, a OMS criou a Saúde Pública Veterinária designando algumas atribuições para este profissional: controle de zoonose, higiene dos alimentos, assistência técnica e sanitária dos animais sob qualquer forma no planejamento e a execução da defesa sanitária animal, inspeção e a fiscalização sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológicos, matadouros, fábricas de laticínios, frigoríficos, entreposto de carne, leite, ovos, peixes e mel todos os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação armazenagem e comercialização, tem demonstrado capacidade e competência para atuar nas equipes de Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Ambiental. No Brasil este espaço vem sendo ocupado gradativamente nos diferentes níveis de gestão ( federal, estadual e municipal.

Estes profissionais, quanto aos engenheiros, arquitetos e agrônomos são amparado pelo salário mínimo profissional, pela lei 4950, de 22 de abril de 1966, criado pelo Presidente Arthur Costa e Silva.

Há um vasto campo de trabalho nas atividades de ensino, exercendo função como professor de escolas técnicas e de universidades, pesquisas realizadas nas empresas públicas estaduais e federais e nos serviços de extensão rural nas empresas públicas estaduais locais.

Estes profissionais estão expostos diversos riscos:

Riscos Biológicos: Os riscos biológicos que são considerados biológicos são provocados por seres vivos (seres biológicos) como exemplo vírus, fungos, bactérias, protozoários e bacilos.

Riscos de Acidentes variados falta de iluminação, probabilidade de incêndios, explosão, piso escorregadio, armazenamento, ferramenta inadequados, maquinas defeituosas, mordidas de cobras, aranha e escorpião.

Riscos Ergonômicos local de trabalho, levantamento, transporte de peso, sem meios auxiliares corretos, postura inadequada.

Doenças Ocupacionais: São os agravos a saúde associados a ocupação que podem ser prevenidos doenças dermatite, asma, edema pulmonar,hepatite tóxica e raiva.

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas, para á prevenção, minimização, ou eliminação de riscos eminentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando á saúde do homem, dos animais, a prevenção do meio ambiente e a qualidade dos resultados.

Maiores causadores de acidentes manipulação de lâminas, necrópsia, derramamento, manipulação de seringas cabine de segurança biológica, pipeta e inoculação de animais.

Objetos causadores de injúrias seringas para medição, bisturis, tubos de coletas á vácuo, agulhas acesso venoso.



Aloísio Sacramento  

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho


ARBORIZAÇÃO URBANA

É um ambiente ou uma área que não são projetados para a ocupação humana de forma continua. Além disso, são áreas ou espaços com entrada ou saída limitadas e cuja a ventilação existente não é o suficiente para a remoção de agentes contaminantes.
OBJETIVO:
Esta norma tem como objetivo estabelecer os requisitos para á caracterização dos espaços confinados, os critérios para o gerenciamento de riscos ocupacionais em espaços confinados e as medidas de prevenção, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com estes espaços.
RESPONSABILIDADE:
Cabe ao Empregador: Indicar formalmente o responsável técnico pelo comprimento desta norma existente no estabelecimento, identificar os risco específicos de cada espaço confinado, implementar a Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas, garantir a capacitação continuada dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados, garantir que o acesso ao espaço confinado somente ocorra após a emissão por escrito, da Permissão da Entrada e Trabalho – PET.
Assegurar que sejam contemplados no gerenciamento de riscos ocupacionais as medidas de prevenção para garantir segurança e saúde aos trabalhadores que interajam com espaços confinados, elaborar e implementar procedimentos de emergência e resgates adequados aos espaços confinados incluindo no
mínimo descrição dos possíveis cenários de acidentes obtidos a partir da analise de riscos, promover Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – PGR.

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
Identificar e elaborar o cadastro de espaços confinados, elaborar os procedimentos de segurança relacionados aos espaços confinados, elaborar o plano de resgate e coordenar as capacitações, indicar os equipamentos para o trabalho em espaços confinados.

SUPERVISOR DE ENTRADA:
Emitir a PET antes do início das atividades, executar os testes e conferir os equipamentos antes de sua utilização, assegurar que os serviços de emergências e salvamentos estejam disponíveis e que os meios para os acionar estejam operantes, assegurar que os Vigias esteja operante a realização dos trabalhos, emitir somente a entrada de trabalhadores autorizados em espaços confinados relacionados na PET, acionar o equipamento de emergência e salvamento interna ou externa quando necessário manter continuamente o controle do numero de trabalhadores autorizados a entrar nos espaços confinados e assegurar que todos saíam ao término da atividade.
VIGIA:
Adotar os procedimentos de emergência acionando a equipe de salvamento publica ou privada, quando necessário, manter continuamente a contagem precisa do numero de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que todos saíam ao término da atividade, adotar os procedimentos de emergência, ordenar o abandono de espaços confinados sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista ou quando não puder desempenhar efetivamente suas tarefas nem ser substituído por outro vigia.

CAPACITAÇÃO PERIÓDICA:
Todos os trabalhadores autorizados Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária 8 horas no horário do trabalho.
Capacitação inicial dos trabalhados e Vigias deve ter carga horária mínima de 16 horas, ser realizada dentro do horário de trabalho, com o conteúdo programático, reconhecimento, avaliação, e controle de risco, funcionamento dos equipamentos utilizados, Permissão de Entrada e Trabalho - PET, noções em resgate e primeiros socorros.
Todos os supervisores de entrada devem receber capacitação específica com carga horária mínima de 40 horas no horário do trabalho, ao termino do treinamento deve-se emitir certificados contendo nomes dos trabalhadores, conteúdos programáticos.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro Segurança do Trabalho

A promulgação do Decreto n° 23196 em 12 de outubro de 1933, pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamentou a Profissão Engenheiro Agrônomo e definiu suas atribuições, sendo essa a primeira profissão de nível superior a ser reconhecida no país, cabendo o seu registro de título e fiscalização do exercício profissional pelo Ministério da Agricultura, através da sua Diretoria Geral de Agricultura.
Esse decreto foi um marco histórico para a profissão consagrando o dia 12 de outubro, como o dia do Engenheiro Agrônomo.
Em 11 de dezembro de 1933 o presidente Getúlio Vargas assinava um decreto que regulamenta o exercício da profissão para engenheiros.
Estes Profissionais, quanto engenheiros, arquitetos, veterinários, químicos, farmacêuticos são amparados pelo Salário Mínimo Profissional, pela Lei 4950 de 22 de abril de 1966, pelo Ministro da Justiça, Jarbas Passarinho criado pelo Presidente Arthur Costa e Silva.
Há um vasto campo de trabalho nas atividades de ensino, exercendo funções como professor de escolas agrotécnicas e universidades, pesquisas realizadas nas empresas públicas estaduais e federais, nos serviços de ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural, nas empresas públicas estaduais, privadas locais.
A biosegurança é o conjunto de ações voltadas, para á prevenção, minimização ou eliminação de riscos eminentes ás atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando á saúde do homem, dos animais, a prevenção do meio ambiente e a qualidade dos resultados, conforme NR-31 SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECUÁRIA SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA, na realização de treinamentos e capacitações em agroquímicos, primeiros socorros, mecanização agrícola, máquinas e equipamentos agrícolas. 


Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

Esta Norma Regulamentadora, entende-se por serviço de saúde qualquer edificação destinada á proteção de assistência á saúde da população e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa, em serviço de saúde em qualquer nível complexidade.

Segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS, a principal finalidade dos Serviços de Saúde Ocupacional consiste na promoção de condições laborais, que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o bem estar físico, mental e social prevenindo e controlando os acidentes e as doenças através da redução das condições de risco.

A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Também no seu aspecto preventivo, a saúde ocupacional dedica especial atenção aquelas doenças que o trabalhador pode adquirir no seu ambiente de trabalho, devidas a um largo número de causas, assim essas moléstias profissionais pode ter os agentes de origem.

Saúde Ocupacional nas empresas é uma área da medicina voltada cuidar da saúde dos trabalhadores de empresas ajudando a promover um melhor ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida aos empregados e é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho.

No seu aspecto construtivo á higiene do local de trabalho favorece de todas as formas possíveis, um melhor estado de saúde do trabalhador através das melhorias dos locais de trabalho, da adaptação da máquina ao homem (nunca do homem a máquina), da seleção e orientação profissionais da reabilitação dos operários sub-normas do estabelecimento de programas adequados de saúde mental no meio operário.

Os problemas mais frequentes dos profissionais que lidam com a saúde ocupacional são os cortes e as distensões por acidentes no trabalho, os distúrbios por movimentos repetitivos, os problemas de visão e de audição e as doenças causadas pela exposição a substâncias anti-higiênica radioactivas, por exemplo também se podem deparar com o stress causado pelo trabalho o pelas relações laborais.

Em Portugal, existe um organismo que defende e se preocupa com esta matéria: a Sociedade Portuguesa de Saúde Ocupacional para além do Programa Nacional de Saúde  Ocupacional- aprovado em setembro de 2009 pela Direção-Geral de Saúde.

 Aloísio Sacramento,

Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de  Segurança do Trabalho

ARBORIZAÇÃO

DECLARAÇÕES DE SERVIÇOS PRESTADOS - EMPLANTAR

É um ambiente ou uma área que não são projetados para a ocupação humana de forma continua. Além disso, são áreas ou espaços com entrada ou saída limitadas e cuja a ventilação existente não é o suficiente para a remoção de agentes contaminantes.

OBJETIVO:

Esta norma tem como objetivo estabelecer os requisitos para á caracterização dos espaços confinados, os critérios para o gerenciamento de riscos ocupacionais em espaços confinados e as medidas de prevenção, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente com estes espaços.

RESPONSABILIDADE:

Cabe ao Empregador: Indicar formalmente o responsável técnico pelo comprimento desta norma existente no estabelecimento, identificar os risco específicos de cada espaço confinado, implementar a Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados, por medidas técnicas de prevenção, administrativas, pessoais e de emergência e salvamento de forma a garantir permanentemente ambientes com condições adequadas, garantir a capacitação continuada dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados, garantir que o acesso ao espaço confinado somente ocorra após a emissão por escrito, da Permissão da Entrada e Trabalho – PET.

Assegurar que sejam contemplados no gerenciamento de riscos ocupacionais as medidas de prevenção para garantir segurança e saúde aos trabalhadores que interajam com espaços confinados, elaborar e implementar procedimentos de emergência e resgates adequados aos espaços confinados incluindo no mínimo descrição dos possíveis cenários de acidentes obtidos a partir da analise de riscos, promover Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – PGR.

RESPONSÁVEL TÉCNICO:

Identificar e elaborar o cadastro de espaços confinados, elaborar os procedimentos de segurança relacionados aos espaços confinados, elaborar o plano de resgate e coordenar as capacitações, indicar os equipamentos para o trabalho em espaços confinados.


SUPERVISOR DE ENTRADA:

Emitir a PET antes do início das atividades, executar os testes e conferir os equipamentos antes de sua utilização, assegurar que os serviços de emergências e salvamentos estejam disponíveis e que os meios para os acionar estejam operantes, assegurar que os Vigias esteja operante a realização dos trabalhos, emitir somente a entrada de trabalhadores autorizados em espaços confinados relacionados na PET, acionar o equipamento de emergência e salvamento interna ou externa quando necessário manter continuamente o controle do numero de trabalhadores autorizados a entrar nos espaços confinados e assegurar que todos saíam ao término da atividade.

VIGIA:

Adotar os procedimentos de emergência acionando a equipe de salvamento publica ou privada, quando necessário, manter continuamente a contagem precisa do numero de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que todos saíam ao término da atividade, adotar os procedimentos de emergência, ordenar o abandono de espaços confinados sempre que reconhecer algum sinal de alarme, perigo, queixa, condição proibida, acidente, situação não prevista ou quando não puder desempenhar efetivamente suas tarefas nem ser substituído por outro vigia.

 CAPACITAÇÃO PERIÓDICA:

Todos os trabalhadores autorizados Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária 8 horas no horário do trabalho.

Capacitação inicial dos trabalhados e Vigias deve ter carga horária mínima de 16 horas, ser realizada dentro do horário de trabalho, com o conteúdo programático, reconhecimento, avaliação, e controle de risco, funcionamento dos equipamentos utilizados, Permissão de  Entrada e Trabalho - PET, noções em resgate e primeiros socorros.

Todos os supervisores de entrada devem receber capacitação específica com carga horária mínima de 40 horas no horário do trabalho, ao termino do treinamento deve-se emitir certificados contendo nomes dos trabalhadores, conteúdos programáticos.

 Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro Segurança do Trabalho

A lei número 12587/2012, determina aos Municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. O planejamento urbano já estabelecido como diretrizes pelo Estatuto da Cidade (Lei 10257/2001) e um instrumento necessário para o crescimento sustentável das cidades brasileiras. O plano de Mobilidade Urbana e um conjunto de diretrizes pensadas para melhorar o deslocamento sustentável das pessoas nas cidades.   A Política Nacional de Mobilidade Urbana passou a exigir que os Municípios com população acima 20.000 habitantes, além de outras, elaborem e apresentem plano de mobilidade urbana.
A mobilidade urbana perante a Constituinte de 1988 deve ser garantida para toda população urbana, homens, mulheres, crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência, sem haver descriminação onde é exercido com autonomia e liberdade pelos indivíduos, poder de ir e vir, circular livremente, nos diferentes espaços da cidade, também ao direito ao espaço público, ao seu uso e acessar os serviços de equipamentos públicos, garantirem conforto e comodidade aos visitantes.
Em nosso país quanto às condições de mobilidade urbana são deficitárias, por parte de atenção do poder público, onde não são destinados recursos para o transporte público coletivo, envolvimento da sociedade muito pouco na cobrança de soluções (seu direito). A mobilidade urbana pode ser sustentável, social e ambientalmente moderna, como forma de melhorar a circulação da cidade e a vida que nela vivem proporcionando melhorias e investimento, gestão compartilhada e participativa.
A Constituinte Federal de 1988 define que o papel da União no transporte e na mobilidade urbana é instruir diretrizes para os transportes urbanos no conceito maior de desenvolvimento urbano. Cabe também á União legislar sobre transporte e trânsito de uma maneira geral, implantar á política de educação para segurança de trânsito em conjunto com os Estados e Municípios.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem como objetivo contribuir para o acesso universal á cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuem para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana, conforme a Lei 12587/2012.
Informo cidades pequenas com até 50 mil habitantes carecem de gestão em relação á mobilidade urbana e enfrentam grandes desafios.
A partir de dezembro de 2019 os Municípios que não possuírem o plano validado ficaram impedidos de obter recursos do pró-transporte, exceto para elaboração do próprio plano.

Sugestão:

Informo aos gestores públicos municipais promoverem medidas de segurança referente com a construção de ciclo vias para ciclistas, projetos de construção de rampas para os deficientes, integração moldais de ônibus, metrô, trens e barcas, instalação de corredores e faixas exclusivas para ônibus ampliar e revitalizar os sistemas metroviários e ferroviários, com uma ação integrada entre as cidades das regiões metropolitanas, com sistemas intermunicipais assegurando a preservação do meio ambiente local.

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho
 

ERGONOMIA

Digite seu parágrafo aqui.

Gostaria de enfocar, um dos mais graves problemas urbanos contemporâneo, que é representado pela poluição sonora, causado pelo excesso de ruídos, gerado pela circulação de veículos, má localização industrial, aeroportos, comercio. Fontes de poluição sonora: Clubes, bares, restaurante, carro de publicidade (propaganda), maquinas e motores, templos protestantes, viaturas, veículos particulares. 
Poluição sonora: É a degradação do ambiente e do individuo, que nela habita, provocada pela emissão sonora, acompanhada de suas vibrações. 
A poluição sonora considerada entre as formas de poluição a de mais difícil de controle, pois não deixa os, seus efeitos malévolos, via de regra, só são detectados e sentidos algum tempo. 
Efeitos provocados pela poluição sonora:  
Efeitos psicológicos: Perda de concentração, embaraço na conversações, perda de reflexão, hipotencia sexual, irritação permanente, perda de inteligibilidade das palavras. 
Efeitos fisiológicos: Perda auditiva até a surdez permanente, dores de cabeça, dilatação das pupilas, fadiga, loucura, distúrbios cardiovasculares, gastrite, distúrbios hormonais, alergias, acumulo de frequência cardíaca, contração dos vasos sanguíneos. 
Alterações biológicas: Mudança na produção de cortisona, mudança na produção de hormônios na tireoide, mudança na produção de adrenalina, mudança na glicose sanguínea, mudança na proteína do sangue, fracionamento dos lipídios do sangue.
Sugiro aos gestores municipais promover capacitações em poluição sonora no quadro dos agentes de fiscalização, com carga horaria de 16 horas, com aulas teóricas e práticas, no sentido de coibir a poluição sonora local. 
Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro  de Segurança do Trabalho

É uma empresa pública em pesquisa vinculado ao Ministério da Agricultura Pecuária e abastecimento do Brasil.
Foi criada em 26 de abril 1973 pelo Presidente da República General Emilio Garrastazu Medici, tem como objetivo desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos, e informações técnico-separação cientificas voltada para a Agricultura Brasileira.
Informo também, Embrapa possui 43 centros de pesquisas, bastante equipados, com quadro técnico formado por pesquisadores, mestres e doutores.
Primeiro Diretor Presidente da Embrapa foi nomeado José Irineu Cabral, parabenizo 50 anos da sua fundação com relevantes serviços prestados para nossa sociedade.
Venho prestar esta homenagem filho ilustre Bambuí Minas Gerais Engenheiro Agrônomo Alysson Paulinelli, ex-diretor UFLA-Universidade Federal de Lavras Minas Gerais, ex-Ministro da Agricultura, ex-Presidente CNA Confederação Nacional da agricultura, dedicado ao desenvolvimento da nossa agricultura, que teve papel fundamental da estruturação da Embrapa na década de 1970.
Ele foi um dos responsáveis pela introdução da Tecnologia e da pesquisa na produção agrícola, dos últimos anos, ficou conhecido por sua defesa da segurança alimentar mundial.
Implantou o Programa de assentamento dirigido do Alto Parnaíba (PADAT), em parceria com a Cooperativa Agrícola de Cotia - São Paulo (CAA), que se tornaria modelo para criação de outros projetos de colonização agrícola do serrado brasileiro.
Em 2012, ele fundou o Instituto Fórum do futuro, voltado ao debate sobre o desenvolvimento sustentável, com foco em inovação, tecnologia e pesquisa.
Em 28 de abril 2021 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade.

Aloísio Sacramento – Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho.

A silicose é caracterizada como uma doença incurável, resultado da exposição por inalação á sílica cristalina. As partículas de sílica agem no organismo cumulativamente, causando inflamação e do tecido pulmonar, resultando em endurecimento dos tecidos, a oxigenação do sangue, além de desencadear outras doenças pulmonares como fibrose, enfisema, tuberculose e câncer pulmonar. A sílica é encontrada nas rochas, que constituem a crosta terrestre, sendo seu processamento gerador de particulado fino inalável, em diversos processos como corte, polimento, moagem, e transporte. Sua fórmula é SIO2, também chamada de óxido de Silício.

O NIOSH recomenda o limite de exposição de 0,05Mg/M³  para a redução do risco de desenvolvimento de silicose, a substituição dos materiais por outros que não contenham a sílica, quando possível e caso não seja viável, o uso de equipamento de proteção e a contenção da poeira nos processos produtivos além da realização de exames funcionais periódicos.

Segundo PENA em seu estudo publicado em 1995, os meios de controle da geração de poeira industrial são:

A Foco na geração, para impedir a formação.
B Foco no meio de difusão para impedir, que a poluição atinja o trabalhador
C Foco no receptor para impedir, que a poeira penetre nas vias aéreas do trabalhador.

Segundo a FUNDACENTRO as atividades que apresentam maiores riscos de aquisição de Silicose são:

Fundição de ferro, aço e outros metais que utilizes moldes de areia 

Indústria extrativa ( mineração ).
Indústria cerâmica.
Indústria de vidros.
Indústria da construção.
Fornos refratários.

Trabalho abrasivo em pedras.
Mineração subterrânea.
Escavação de poços.
Atividade de protético.

A autora indica a atividade de indústria cerâmica de revestimento como sendo geradora de silicose e merecedora de atenção especial, pois em cada fase do processo de fabricação, existem operações e procedimentos que geram a dispersão de sílica de diversas origens em ambientes industriais.

A coleta de amostras para análise de materiais depende dos resultados que se deseja alcançar, podendo ser feita de forma individual, como equipamento de amostragem colocado no trabalhador ou ambiental, com o equipamento colocado em um ponto fixo na  área de trabalho. 
 
A metodologia utilizada na análise das amostras coletadas inclui a análise gravimétrica, a utilização de RAIOS X, a difração, comparando os parâmetros de massa na fração de tamanho respirável e outros obtidos com os limites de exposição definidos.

Os resultados obtidos na análise de amostras de particulados são analisados comparando-os com os limites de exposição ocupacional, existente na Legislação Brasileira e na referência técnica mais atualizada da American Conerence of Governamental Industrial Hygienists- ACGIH.

Os principais indicativos que podem ser observados na conclusão da Autora incluem a necessidade de se atualizar as Normas Nacionais existentes, a ampliação de aplicação da técnica de difração de raios X para análise das amostras, o aumento do número de amostragens e de laboratórios, para aumentar a confiabilidade do nexo causal e da orientação da implementação de medidas protetivas, além de um programa de monitoramento buscando a melhoria contínua das condições de trabalho.

 
Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho


 

 Digite seu parágrafo aqui.




POLUIÇÃO ATMOSFERICA VEICULAR

Região do Recôncavo da Bahia está situada próxima a margem direita do Rio Paraguaçu e da Bahia de todos os Santos, composta por mangues e rios, devemos ressaltar sua importância no período colonial, onde o Rio Paraguaçu era transporte fluvial da época e também da contribuição e costumes da cultura quilombola, principais culturas agrícolas batata doce, mandioca, banana e inhame.                                  

Aonde venho prestar está homenagem para seus filhos ilustres Cid Seixas Fraga Filho Jornalista e Escritor, Edimilson de Jesus Pacheco (Edil Pacheco) Cantor e Compositor.

Principais atrativos turísticos da cidade são compostas por belezas naturais, trilha, pesca esportiva boa condições para o turismo náutico, O mirante do alto do cruzeiro, seu centro histórico com grande atratividade, onde várias construções preservam a arquitetura colonial, a igreja matriz da cidade dedicada a São Bartolomeu, o padroeiro local.

Informo também Escola da Família Rural (EFR) foi implantada nos Municípios Sapeaçú e Maragojipe, em 1977 criou a primeira Escola da Família Rural no Município de Sapeaçú. Em 1978 sua obra ganhou personalidade jurídica com a criação promocional rural da Bahia e no ano 1979 criou o Centro Educacional em Maragojipe. Através do Padre e Engenheiro Agrônomo Julian Edward Josef Claes (Padre Julião) no distrito de Guapira, através do governo da Bélgica, foi inaugurado 23 de Fevereiro de 1979 Centro Promocional Rural da Bahia (CEPRUB) entidade mantenedora onde era direcionada à formação de jovens moradores do campo.

Em 2004 o Centro Educacional esteve suas atividades encerradas pela falta de recursos financeiros.

 

Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho. 

AREIA PARAÍBA

NR-32  CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

A roçadeira é uma das ferramentas bastante utilizada nos centros urbanos nos serviços para poda de arvores, erradicação de arvores, arbustos e gramas, na zona rural utilizada na limpeza das pastagens, erradicação dos arbustos e das ervas daninhas.
Tipos de roçadeiras:
Roçadeira Lateral, costal, elétrica e manual.
O operador de roçadeira está exposto a muito riscos na realização do seu trabalho, tais quais os físicos como ruídos e vibrações, os riscos químicos com o excesso de poeiras e riscos ergonômicos relativos a postura inadequada, esforço físico intenso e riscos de acidentes como rebote, corte com a corrente da roçadeira.
O operador de roçadeira tem direito ao adicional periculosidade, onde estão expostos a ruídos, insolação conforme NR-12 Maquinas e Equipamentos do Ministério do Trabalho.
Equipamentos “EPIs” protetor auricular, chapéu, protetor solar, roupa com manga longa, óculos, luvas, botas, perneiras, protetor visual.
Objetivo do curso conforme NR-31
Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura Pecuária Silvicultura Exploração Florestal Aquicultura visa fornecer conhecimentos técnicos e práticos como utilizar a maquina e seus equipamentos de forma eficiente e segura, sugerindo técnicas com 
correto manuseio e garantindo noções sobre, a legislação e suas atribuições no local de trabalho e também NR-12 maquinas e equipamentos do Ministério do Trabalho.
Sugestão:
O empregador rural ou equiparado deve promover capacitação e treinamento dos trabalhadores.
Esta capacitação deve incluir estagio pratico, profissional supervisionado, equipamento de corte e dispositivo de segurança, habilitação para operação de maquinas e equipamentos com carga horaria de 16 horas, com conteúdo programático adaptados as necessidades e perfil de cada cliente, observando sempre as Normas Regulamentadoras.

Aloisio Sacramento Engenheiro Agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho.

Digite seu parágrafo aqui.

A água é considerada um recurso ou bem econômico, porque é finita, vulnerável para a conservação da vida e do meio ambiente. Além disso, sua escassez impede o desenvolvimento de diversas regiões. Por outro lado é também tida como um recurso ambiental, pois a atuação adversa desse recurso pode contribuir para a degradação da qualidade ambiental. Já a degradação ambiental afeta, direta ou indiretamente, a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas. O controle da poluição da água é necessário para assegurar e manter níveis de qualidade compatíveis para sua utilização.

Usos da água - A utilização da água nas diversas atividades humanas tem consequências muito variadas sobre o corpo d’água. O recurso hídrico pode ser usado com derivação de águas, por exemplo, no abastecimento urbano e industrial, na irrigação, na aquicultura, ou sem derivação de águas, como é o caso, em geral, da geração hidráulica, na manutenção fluvial, pesca, recriação, assimilação de esgotos.

Gestão dos Recursos Hídricos - É o conjunto de ações, estruturas, estratégias, saberes e tecnologias utilizados para que a substância água seja utilizada da melhor forma para as criaturas.

Gestão conjunto de recursos, estudos, pesquisas, idéias, pensamentos, valores, culturais, materiais, estratégias, colocados á disposição do homem para produzir determinados resultados. Cada atividade humana tem seus próprios requisitos qualidade para consumo de água, o abastecimento urbano, a aquicultura e a pesca exigem alto padrão de qualidade, o abastecimento industrial, e a irrigação necessitam de media qualidade de água e a geração de energia e a navegação podem usar água de baixa qualidade Quanto aos efeitos das atividades humanas sobre a água, boa parte é poluidora: o abastecimento urbano e industrial provoca poluição orgânica e bacteriológica despeja substâncias tóxicas e eleva a temperatura do corpo d´agua, a irrigação carreia agrotóxicos e fertilizantes, a navegação lança óleos e combustíveis, o lançamento de esgotos provoca poluição orgânica, física e bacteriológica.

O Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos na Bahia - Segundo define a Lei número 11612/2009, o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Bahia tem os seguintes objetivos Artigo Terceiro assegurar que os recursos hídricos sejam utilizados pelas atuais e futuras gerações, de forma racional e com padrões satisfatórios de qualidade e de proteção á biodiversidade, compatibilizar o uso da água com os objetivos estratégico da promoção social, do desenvolvimento regional e da sustentabilidade ambiental, assegurar medidas de prevenção e defesa contra danos ambientais e eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrente do uso dos recursos naturais e assegurar a equidade e a justa distribuição de ônus e benefícios pelo uso dos recursos hídricos. 

Gestão Sustentável em Recursos Hídricos – O desenvolvimento de uma sociedade tem como base de sustentação os seus recursos naturais e estes são impactados pelo tipo e grau de desenvolvimento adotado. Portanto existe uma forte interação entre os meios econômicos e físicos. A degradação ambiental, uma das manifestações da crise atual, está caracterizada basicamente por dois aspectos: escassez de recursos naturais e saturação do meio como receptor dos rejeitos da atividade humana (poluição).

De acordo Leal (1989) dois fatores contribuem fortemente para a degradação ambiental o grande crescimento da população mundial nas últimas décadas e o modo de exploração predatória dos recursos naturais, numa crescente perda de eficiência dos processos produtivos.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho

PARAGUAI UM PAÍS PROMISSOR

Con la presencia de las Autoridades de la Universidad Privada María Serrana, los Egresados de las Carreras de Medicina, recebieron sus Títulos y manisfestaron su alegría por el logro conquistado.

El Vicerrector les manifestó su alegría y felicitaciones, animámdoles a seguir formándose y poner al servicio de los demás lo que han aprendido, destacándose como Profesionales competentes y coherentes con los valores éticos.


Alice Mariana Hupp Sacramento
Médica/ Mestre em Ciência animal/ Zootecnista

Esta Norma Regulamentadora tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas e proteção a segurança e saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.
Para fins de aplicação desta NR, entende-se por serviço de saúde qualquer edificação destinada á proteção de assistência á saúde da população e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa, em serviço em saúde em qual quer nível de complexidade.
Medidas de proteção estabelecidas:
A manipulação em ambiente laboratorial deve seguir as orientações contidas na publicação do Ministério da Saúde – Diretriz Gerais para o trabalho em contenção com materiais biólogos, correspondentes aos respectivos micro-organismos.
Todos local onde exista possibilidade disposição ao agente biológico, deve ter lavatório exclusivo para
higiene das mãos.
Os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores, só pode iniciar suas atividades, após a
avaliação medica obrigatória com emissão de documento de liberação para o trabalho.
NR-32 Programas específicos:
Nos serviços de saúde também é necessário elaborar o Programa de Prevenção de Recursos ambientais é estabelecido na NR-9
PCMSO- Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional é caracterizado na NR-7
Tipos de riscos para o trabalho na área de saúde estão exposto:
Riscos Biológicos definido como a probabilidade da exposição ocupacional a agentes biológicos e microorganismo, geneticamente modificados ou não, as culturas de células, os parasitas e as toxinas.
Os acidentes ocasionados por picadas de agulhas são responsáveis por 80% a 90% das transmissões por
doenças infecciosas entre trabalhadores de saúde.
Os profissionais de enfermagem são diretamente responsáveis pela assistência ao paciente e tem contato constante com materiais perfurocortante , por sua vez incorrendo em praticas inadequadas com reencape, manuseio e descartes de agulhas.
Riscos químicos radiações ionizantes, resíduos, manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza e conservação obrigatoriedade dos empregadores de assegurar essa capacitação dos trabalhadores.
O empregador deverá ministrar sempre que ocorra uma mudança das condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos, durante a jornada do trabalho por profissionais de saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos perfurocortantes promover treinamentos .
Sugestão:
Capacitação para os profissionais de acordo NR-32. O empregador deve assegurar treinamento, capacitação aos trabalhadores, antes do início das atividades e de forma continuada, devendo ser administrada, com carga horária dezesseis horas conteúdo programático nome do instrutor e dos trabalhadores envolvidos, fornecimento de EPis, máscaras, luvas, jalecos adequados para cada profissional e o armazenamento em locais fácil com a quantidade necessário para substituição necessária.


Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo / Engenheiro de Segurança do Trabalho

En este congreso, tuvimos el privilegio de presenciar las charlas de destacados disertantes nacionales e internacionales que compartieron su sabiduría y experiencias para promover la salud mental en todo el mundo.

14 y 15 de septiembre de 2023 en el Salón Teatro del Hotel Excelsior, Asunción-PY.

Digite seu parágrafo aqui.

​​CURSO DE CAPACITAÇÃO NO CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA
SIMÕES FILHO - BA / 20 e 21 JULHO 2017

MOBILIDADE URBANA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL - LEI NÚMERO 12587/2012

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.

NR-32 Segurança em Saúde

PALMEIRA DOS ÍNDIOS - ALAGOAS

Jaqueira (Antocarpus heterophyllus), árvore de grande porte, nativa da Índia, Família Morácea, esta frutífera é rica em açúcar e Vitaminas do Complexo B, sua madeira é utilizada na indústria moveleira e naval.
Quanto ao seu melhoramento genético e banco de dados são desenvolvidas poucas pesquisas e estudos científicos.
No Recôncavo da Bahia, nas margens da BR 101, Sitio Águia, próximo a Governador Mangabeira e na Avenida Getulio Vargas em Cruz das Almas, constatei em loco a erradicação desta frutífera na fabricação de moveis rústicos pondo em extinção esta espécie.
Árvore perinofólia com altura 20 metros, com tronco robusto 0,30 a 0,60 de diâmetro, provida de copa mais ou menos piramidal e densa.
 A maior utilidade da jaqueira são seus frutos consumidos, nas regiões tropicais do mundo e também no Recôncavo Baiano, a constituir-se em alimentos básico para comunidades rurais e também fonte de alimento da fauna silvestre.

Sugestão:

Implantação de viveiros para formação de mudas sementes obtidas de árvores precoces, vigorosas, sadias e de boa produção em prol da preservação desta espécie, difusão de tecnologias desenvolvidas pelas empresas de Extensão Rural, Pesquisas e Universidades.

 
Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho

Consultorias em projetos ambientais e segurança do trabalho.

 

A motosserra é uma das ferramentas mais utilizadas na zona rural devido a sua grande versatilidade e eficiência. Todavia, a moto serra é também uma das ferramentas de trabalho mais perigosa, tanto que dispõe de anexo sobre seu manuseio e segurança na Norma Regulamentadora 12- Máquinas e Equipamentos do Ministério de Trabalho.
Todas as Motosserra comercializadas no Brasil, independentemente se de fabricação interna por proveniente de importação deve dispor dos seguintes dispositivos de segurança:

Freio manual da corrente é um dispositivo de segurança quer interrompe imediatamente o giro da corrente e que é acionado pela mão esquerda do operador de moto serra.
Protetor da mão direita proteção traseira que evita que a corrente atinja a mão do operador.
Protetor da mão esquerda proteção frontal que durante o manuseio do aparelho, evita que mão do operador alcance a corrente.
Trava de segurança do acelerador dispositivo de segurança cuja a função impedir a aceleração involuntária.
Os operadores de motosserra estão expostos a muito riscos na realização do seu trabalho, tais quais os riscos físicos, como ruídos e vibração, os riscos químicos como o excesso de poeira, os riscos ergonômicos relativo a postura inadequada e ao esforço físico intensos e riscos de acidente como rebote, corte com a corrente da moto serra, quedas dos galhos.
Por isso, além do curso de especialização e treinamentos se faz necessário também o uso obrigatório dos seguintes “EPIs” equipamento de proteção individual para o operador de moto serra “EPIs”, é calça de motos serrista, jaqueta, capacete, protetor auricular, protetor facial, óculos de proteção, luvas, perneiras e calçados de segurança, protetor visual.

O Anexo V

Moto serra traz em seu item determinação para que o empregador promova a capacitação dos
operadores de moto serra e similares.
Os empregadores devem promover, a todos os operadores de moto serra e similares,treinamento para utilização segura na máquina, com carga horária de 16 horas e conformeconteúdo programático relativo a utilização constante do manual de instruções.
Vale lembrar que capacitação do operador de moto serra e similares também deve atender oconteúdo programático constante no anexo II da Norma.
A capacitação para operação segura de maquinas deve abranger as etapas teóricas e práticas, afim de permitir habilitação adequado operador para trabalho seguro, contendo no mínimo a descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina, e equipamentos e as especificações contra cada um deles.
Funcionamento das proteções, como e porque deve ser usada como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida e porque sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção de manutenção.

O que fazer, por exemplo, constatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada, os princípios de segurança na utilização da maquina o equipamento, segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes, métodos de trabalho seguro, permissão de trabalho e sistema de bloqueio de funcionamento da maquina e equipamento durante operações de expressão, limpeza, lubrificação e manutenção, cumprindo as exigências acima citada.
O empregador estará atento as determinações legais, mantendo em seu quadro dos funcionários trabalhadores, qualificado e capacitado, que estarão então autorizados a exercerem suas atividades.


Memorial Descritivo

​Cilindrada 72.2 cm/cúbito, Potencia 3.6 kw/4.9 hp, Capacidade do tanque de combustível 0,75 l, Capacidade do tanque de oleo o,41 l, Passo da corrente 3/8 polegada, Comprimento do sabre 18 polegadas, Tipo de sobre ponta dura, Peso sem equipamento de corte 6,3 kg, se possível colocar foto motosserra e polegadas símbolo.


Aloisio Sacramento Engenheiro agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho

Digite seu parágrafo aqui.

PRAD’s  - Objetivos Gerais



Com relação aos palcos e arquibancadas atende a NR-35.

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 

SEMI-ÁRIDO NORDESTINO


O semi-árido nordestino compreende o polígono das secas, parte do Maranhão até o leste de Minas Gerais, o semi-árido baiano no século XX ficou esquecido pelos nossos governantes, onde possuem baixa pluviosidade, não foi apresentado um programa alternativo e determinado em construção de uma estrutura hídrica, onde possui rios, riachos intermitentes.

Conforme relato do romance “O Quinze” de Rachel de Queiroz, foi verificado a maior seca do nordeste brasileiro e também “Os Sertões” de Euclides da Cunha relata a seca da região nordeste da Bahia, enfoca Canudos, Monte Santo, Cumbi (Euclides da Cunha) onde ocorreu a guerra de Canudos liderado pelo Antônio Coselheiro, diversas pessoas humildes acompanharam o mesmo e também Euclides da Cunha fala do romance Os Sertões, quanto ao sofrimento daquele povo da região nordeste da Bahia.

Em pleno século XXI ainda persiste o sofrimento do sertanejo nordestino, contribuindo com o êxodo rural migrando os retirantes para os grandes centros (São Paulo e Rio de Janeiro) em busca de melhores dias para seus familiares, sendo constatados abastecimento dos caminhões pipa da água em algumas comunidades, o rebanho bovino, eqüino e ovinos são dizimado com perda total levando a morte, o solo transformando em voçorocas, rios açudes secando, o que contribui com o êxodo rural. Posteriormente veio proliferar invasões, prostituição, trafego de drogas e criminalidade.

Conforme Luiz Gonzaga na sua letra “Voz da seca”, na década de 50 já dava sugestões aos presidentes da república, como Getúlio Vargas, na construção da CHESF (Companhia Hidroelétrica de São Francisco) em Paulo Afonso/Ba, construção de barragens utilizando o fechamento, porém suas orientações não obtiveram êxito onde, os pequenos agricultores continua sempre na fé do dia 19 de março, dia de São José com as romarias, orações pedindo chuva ao santo protetor dos agricultores.

Quanto a esfera federal, sabemos que os órgão responsáveis, CODEVASF, DNOCS, possuem diversos perímetros de irrigação onde deveria ser revitalizado e reativar, onde consta o patrimônio público com suas estruturas físicas e bons técnicos para o sistema de produção eficaz do plantio até a colheita.

Nós sabemos que o semi-árido baiano, possui uma grande potencialidade quanto a flora, fauna, turismo e ecoturismo com suas cachoeiras, esportes radicais, arquitetura colonial, grutas, folclore.

SUGESTÃO:

Revitalização do rio São Francisco junto aos moradores ribeirinhos como Juazeiro e Petrolina onde foi verificado trechos desse rio com assoreamento não navegável morte das nascentes na serra da Canastra/MG onde esse rio nasceu.

Contratação de engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas no planejamento e gerenciamento dos resíduos sólidos, coleta seletiva do lixo despoluição de limpeza deste rio e afluentes, preservação do meio ambiente, promover uma agricultura sustentável ecologicamente sem uso de agrotóxicos promover mais qualidade de vida para a humanidade.

Assistência técnica através das EMATERES aos pequenos produtores rurais, com o programa centralizado com tecnologia apropriadas, capacitações, políticas pública para esta região bastante castigada pela estiagem local.

 
Aloísio Sacramento - Engenheiro agronômo/ Engenheiro de segurança do trabalho.

                                                  CULTURA DA JAQUEIRA

Prefeitura Municipal de Itabaiana realiza capacitação no combate a Poluição Sonora


BIOSSEGURANÇA E SEGURANÇA NO TRABALHO


A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas, que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade. Esses riscos não são apenas aqueles que afetam o profissional, que desempenha uma função e sim todos aqueles que podem causar danos ao meio ambiente e á saúde das pessoas, se faz necessária e obrigatória em todo e qualquer trabalho, tem como finalidade controlar e evitar os riscos gerados pela utilização de agentes físicos, de agentes químicos, e de agentes biológicos. São atos que o profissional utiliza, para evitar e prevenir acidentes como riscos biológicos, infecção e microrganismos.
Práticas ergonômicas, na medicina veterinária, no exercício desta profissão, há algumas condições que oferecem riscos ocupacionais ao médico veterinário e também sua equipe seja nas clínicas, em hospitais, nos  laboratórios e também no campo.
Riscos Químicos: apresentam efeitos adversos devido ao seu potencial alérgico, tóxico e irritante, como por exemplo, fungicida, cremes.
Riscos Físicos: verificados ruídos, radiação, não ionizante, como o profissional que trabalha o dia todo com o soprador, o que é necessário utilizar um protetor dr ouvido para evitar a perda de audição.
Riscos Biológicos: necessitam de maior atenção, onde está relacionado com a grande diversidade, dos microrganismos presentes em secreções, sangue, secreções orais e orofaringes, na pele e no pelo. Estes, sem dúvida, apresentam maior risco ocupacional para a profissão.
Riscos Ergonômicos: este risco está relacionado com postura do trabalhador, isto é imobiliário, mesas, cadeiras e outros elementos inadequados.
Não se pode esquecer do uso  dos Epis ( Equipamento Profissional Individual ), são capacete, avental, luvas, gorro, botas óculos protetores, além do EPC ( Equipamento  Profissional  Coletivo ), como extintor de incêndio, cambão.
No ambiente veterinário, existe uma grande diversidade de microrganismos veiculados a partir de secreção, sangue, pele, saliva. Quanto maior é o número de pacientes, quanto maior a manipulação do sangue,dos  instrumentos cirúrgicos, das seringas, da ultrassom, dos equipamentos de proteção, maior será a contaminação gerada. Esta contaminação pode atingir além da equipe veterinária, mas também outros funcionários e pacientes.
Quando ocorre a transmissão dos microrganismos, estas podem acontecer em seu habitat natural ou em locais em que possam sobreviver e se multiplicar, sendo que os tipos de fontes são diversos, tanto humano, quanto animal e também ambiental.


Aloísio Sacramento  Engenheiro Agrônomo  / Engenheiro de Segurança do Trabalho


NR-16 ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS

                                            MARAGOJIPE BAHIA

JOÃO PESSOA PARAÍBA

NR-35 Segurança e Saúde no Trabalho em Altura

​Por CREA-RN em 13/07/2018 às 10:16

O 20° Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho vai ser realizado em Natal, no período de 17 a 19 de outubro de 2018. As inscrições já estão abertas no site http://www.conest2018.com.br/index.php

O principal objetivo do congresso é promover o debate entre engenheiros de Segurança do Trabalho de todo o país sobre os principais problemas que afetam a área, visando avanços nas melhorias das condições de trabalho e eficácia na gestão. Além de difundir a Engenharia e em especial a de Segurança do Trabalho, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, promovendo o prevencionismo. 

Visa ainda fortalecer a integração da classe e o relacionamento entre as Associações de Engenharia de Segurança do Trabalho dos diversos Estados, com destaque para a Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho – ANEST, pretendendo estreitar o relacionamento das entidades do setor com o Sistema CONFEA/CREA/MUTUA. 

Por fim, serão realizados debates envolvendo diversos painéis concernentes à Engenharia de Segurança do Trabalho no Brasil, contando com a participação de Delegações de todos os Estados do país e do exterior.

Metodologia

O evento será realizado em auditório onde os temas serão apresentados por especialistas no assunto, os quais promoverão o debate com os participantes, sob a coordenação de um mediador em cada painel. Diversos trabalhos técnicos científicos serão expostos durante o evento, além da presença de expositores do segmento. Ao final de cada dia, serão formuladas sugestões de melhorias. No final do evento, será realizada reunião plenária para validação dos temas sugeridos. Entre os palestrantes estão Ana Lúcia Baltazar dos Santos que irá falar sobre  "A importância da alimentação na segurança e saúde dos trabalhadores e e Luia Antônio de Melo que irá falar sobre a "Avaliação e condições de trabalho dos servidores do MS, hospitais e policlínicas de Recife"Digite seu parágrafo aqui.

Em 6 de dezembro de 2019 ocorreu a Palestra no combate da poluição sonora no Batalhão da Policia Militar em Arembepe Camaçari - Bahia.

Poda de árvore consiste um trato cultural, para corte de ramos vivos e mortos, bem como ervas daninhas, com a finalidade de limpeza, condução, cuidados fitossanitários. A poda ocorre necessariamente por dois motivos:
Primeiro para provocar o aparecimento de flores e frutos.
Segundo para promover retirada de galhos.

Tipos de podas: 

Poda de formação ou condução é aplicada nas mudas, na fase jovem da planta, com a função de direcionar o desenvolvimento da copa aos espaços disponíveis.

Poda de limpeza ou de manutenção consiste no corte das estruturas, que já estão envelhecendo ou galhos quebrados pela ação do vento ou fenômenos naturais.

Poda de segurança consiste no corte das galhas, onde apresentam grandes riscos à segurança e também integridade física da população circunvizinha.

Poda de desobstrução de redes quanto às áreas próximas a fiação aérea, esta poda deve ser realizada obedecendo-se as distancias menores de segurança.

As podas próximas a rede aéreas são solicitados equipamentos de segurança, prevalecendo aos afastamentos mínimos.

A competência quanto à poda de árvores é de responsabilidade das prefeituras municipais e também das concessionárias de energia elétrica.

Poda de elevação consiste na realização de poda em árvores na via pública, área pública, privadas destinadas a condução e limpeza dos referidos vegetais compatibilizando com os locais, onde está implantada como exemplo, passeio público, fiação elétrica e telefônica, sistema de tubulação, água e esgoto.


Aloísio Sacramento,

​Engenheiro agrônomo/Engenheiro Segurança do Trabalho


O ECOTURISMO é um seguimento do turismo, votado para a contemplação, atividade de lazer, educacionais e esportivas, no meio natural como forma de preservar os patrimônios naturais e culturais em local visitado.
Informo também, o ecoturismo e uma forma de despertar a consciência ecológica dos turistas, através da integração com o ambiente e comunidade local, gerando benefícios para o visitante e também para comunidade do local visitado.
No ecoturismo o aposte de turistas pode ser limitado, no intuito de evitar os impactos, sobre o ecossistema do local visitado.
O turismo ecológico ou ecoturismo tem como objetivo promover o encontro das pessoas, com a natureza pode ser definido como uma pratica do lazer, esportiva ou educacional nas áreas naturais.
O empreendedor da atividade de turismo, e responsável por informar e conscientizar os turistas.
Conforme acordo do MONHOK em 2000 define os princípios de ecoturismo e padrões a serem respeitados voluntariamente, pelas empresas da atividade turismo.
Importância do ecoturismo como atividade econômica, preservação do patrimônio ambiental e
cultural.
Principais pólos de ecoturismo brasileiros: são lugares onde já conseguiram, obter sucesso na exploração do turismo ecológico, onde possuem infra-estrutura para receber os visitantes.
Região sul: a região Sul e uma das mais visitadas e em seguida Sudeste, Centro Oeste, Nordeste e Norte.
Quanto esta atividade no Brasil, necessita de muita atenção, quanto aos hotéis e risortes onde falta sustentabilidade, possuem ações limitadas quanto a reciclagem do lixo.
A Bahia promove um turismo diversificado com opções para todos os gostos, o importante fator de desenvolvimento para geração de renda e também do estado e do pais, com festas populares, carnaval, micaretas e São João.
Ecoturismo na Bahia: Chapada Diamantina, onde foi criado o parque nacional da Chapada Diamantina, na década de 80, onde atua como órgão protetor desta exuberância. Onde compreende vasta mata atlântica , planícies e campos floridos, onde separa a paisagem da catinga e cerrado, este cenário com cavernas, grutas, cachoeiras, rios, trilhas e grade diversidade da flora e fauna.
Região nordeste da Bahia às margens do rio São Francisco, onde exploram a pratica do turismo radical e esportes radicais, trilhas na catinga, visitas aos pólos de psicultura, Chesf companhia hidrelétrica do são Francisco, com sua cachoeiras esportes náuticos, rico artesanato indígena passeio de catamarã pelo cânion do são Francisco com a cidade sergipana Canindé do são Francisco sítios arqueológicos, museu, casa de Maria bonita mulher de lampião, raso da Catarina a maior reserva da caatinga, com área de proteção ambiental, perante a fauna e flora, os passeios são realizados com a presença de guia local.
Ecoturismo mais uma atividade do engenheiro agrônomo de uma certa forma, consiste em uma pratica de extensão rural, com assistência técnica proveniente da sua formação acadêmica, com relação das disciplinas cursadas na sua grade curricular universitária.
Sugestão: sugiro também para os gestores na contratação de engenheiros agrônomos, no quadros das prefeituras no sentido da divulgação para elaboração em projetos de turismo e ecoturismo local .

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo

Engenheiro Segurança do Trabalho

Digite seu parágrafo aqui.

POLUIÇÃO SONORA

Este Município localizado no Planalto da Borborema, agreste alagoano, a Princesa do Sertão, rica em culturas, dança e folclore. Terra de cantores, escritores, poetas, berço da cultura alagoana.

Terra do Escritor, Cronista, Jornalista Graciliano Ramos pertencente à segunda fase do modernismo, nascido em Quebrangulo, onde viveu a maior parte da sua vida nesta Palmeira, onde foi o primeiro Prefeito Palmeira dos Índios, com uma obra bastante vasta, como Angústia, São Bernardo, Caetés, Cáceres e Vidas Secas, onde relata o sofrimento do povo nordestino, com a seca, verificando o êxodo rural, a migração do homem do campo, para os grandes centros urbanos, outros escritores Ivan Barros membro da academia de letra, Luiz B. Torres, Adalberon, cavalcanti Lins, autor Jofre Soares, cantor, Carlos Moura

Não fica por aí, quanto a MPB - Música Popular Brasileira, deu o Cantor Jacinto Silva, após Jackson do Pandeiro, grande cantador de coco e também a cantora Clemilda, com suas músicas de duplo sentido como Prenda Tadeu, grande sucesso das festas de São João anteriores, seu marido Gerson Filho, cantor, natural de Penedo, grande sanfoneiro onde seu instrumento musical era diferenciado dos outros.

Estive aí em 1980 com o colega Ubiratan Cavalcante Vieira, hoje Engenheiro Agrônomo DNOCS - Departamento Nacional de Obras contra as Secas quando era estudante da Escola de Agronomia do Nordeste (CCA- Centro de Ciências Agrária Areia) UFPB- Universidade Federal da Paraíba  Areia Paraíba.

Quanto aos gestores, secretários de cultura atuais, perante aos artistas locais, será que foram prestadas algumas homenagens para os mesmos?

Sugiro prestar um tributo, onde representaram e divulgaram o Estado de Alagoas no Sul do Brasil, com suas belas canções. Vamos pensar na preservação da cultura indígena, com seus costumes, ensinamentos, aprendizados e também na implantação e divulgação do desenvolvimento turismo cultural, religioso e do ecoturismo local.

Informo também, que atuo como consultor em  meio ambiente, nos projetos de turismo e ecoturismo.

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo / Engenheiro Segurança do Trabalho

Manutenção predial ABNT NBR 16747/2020 É um conjunto de ações essenciais para manter a vida útil de todos os sistemas da edificação, por exemplo, a substituição das partilhas do revestimento da fachada e a modernização da parte elétrica quando aplicado da forma correta e com a periodicidade proporcionam mais segurança e garantia a funcionalidade da edificação.

IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREDIAL

Toda construção deve ser submetida a manutenções periódicas ao longo da sua vida útil.
A falta da manutenção predial provoca anualmente inúmeros acidentes, os mais frequentes desabamentos e quedas nos revestimentos em fachadas, telhados, coberturas, queda nas marquises com concreto armado e incêndios decorridos por falhas elétricas.
Manutenção Predial consiste em uma responsabilidade do proprietário ou condomínio da edificação.
Serviços de manutenção predial, um dos serviços da manutenção predial, consiste na inspeção predial, ou seja, uma avaliação das condições técnicas da edificação e de todos os seus sistemas construtivos, abrangendo uso, operação, manutenção e funcionabilidade.
A partir dessa analise é elaborado um relatório conhecido como Laudo Técnico de Inspeção Predial, constatando todas as manutenções necessárias e qual a ordem de urgência para cada uma, por tanto esse documento serve como guia para gestão de manutenção predial e auxilia na tomada de decisão quanto a gastos e prioridades.

PLANO DE MANUTENÇÃO PARA CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

De acordo com a NBR 5674, o plano de manutenção para condomínios residenciais, consiste em um conjunto de atividades com objetivo de conservar ou recuperar a capacidade funcional do empreendimento para atender as necessidades e a segurança do seus usuários.
Este curso tem como objetivo principal avaliar os principais problemas apresentados nas estruturas construídas em concreto armado aparente e as prováveis causas de deterioração que pode ocorrer de acordo com as condições adversas, descrever as técnicas construtivas para evitar as patologias em concreto armado as técnicas e a importância da manutenção preventiva e corretiva, aumentando assim a vida útil das
estruturas, mantendo sua confiabilidade na utilização.
Prefeitura do Salvador Decreto numero 13.521 de 27 de Setembro de 2001, Dispõem sobre o regulamento da Lei 5907 de Janeiro de 2001 obrigatoriedade vistorias em imóveis urbanos a partir cada cinco anos.

Anteriormente Ex SUCOM-Superintendência e Controle do Uso do Solo do Município através de realizações preventivas com vistorias nos Shoppings Centers da Cidade do Salvador.
Sugestão:
Formar gestores prediais com capacidade de gerenciar condomínios residenciais e associações. Este curso é direcionado para futuros gestores, sejam eles funcionários de uma administradora com funcionário próprio de um determinado condomínio, ensinado a eles a forma correta em se gerenciar um condomínio nos aspectos financeiros, obrigações periódicas, realizações em assembleias jurídicas e atendimento enter pessoal, com carga horaria de 16 horas com aulas teóricas e praticas.
Para os gestores municipais promover revitalizações dos centros históricos, no sentido da preservação desses imóveis, transformando em moradias para população carente, centro comercial implantação de lojas comerciais, faculdades, sempre respeitando seu 
patrimônio arquitetônico conforme o SPHAN-Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Aloisio Sacramento Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro Segurança do Trabalho

NR-31 Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

AQUIDABÃ SERGIPE

Esta Norma estabelece diretrizes de ordem administrativa, em planejamento e organização para implementação e controle de medidas de segurança na indústria da construção civil.

Além de abordar questões próprias e específicas da atividade da construção civil, como escavações demolições, soldagem, telhados.

O PCMAT inclui a NR-9 em sua construção para estabelecimento com 20 funcionários ou mais, é obrigatório elaboração do PCMAT .

O PCMAT estabelece os procedimentos preventivos de segurança da construção civil.

Estabelece que todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando garantir a execução de suas atividades com segurança.

O treinamento admissional deve ter carga horária 6 horas, que devem ser ministrado dentro do horário de trabalho, os treinamentos periódicos dever ser ministrados, sempre que se tornar necessário ou no inicio de cada nova fase da obra, obrigatório uso adequado dos EPI – Equipamento de Proteção Individual, EPC- Equipamento de Proteção Coletiva, existentes no canteiro de obras.

Nos canteiros de obras, os principais EPI utilizados pelos trabalhadores são, capacetes, óculos, máscaras, protetores auriculares, respiradores, aventais, luvas, calçados, cinto tipo para-quedista.

Riscos verificados na construção civil:
Físicos - Ruídos, vibrações, calor, frio e umidade.
Ergonômicos - Esforço excessivo, posturas inadequadas, jornadas de trabalho extensas, movimentos repetitivos.
Riscos Biológicos - Vírus, fungos, bactérias,, protozoários e parasitas.
Riscos Químicos - Substâncias tóxicas, sobre forma de gases, poeiras, névoas, neblina ou vapores.
Riscos mecânicos - Lesões, traumatismo, contusões, choque elétrico, queda de materiais.

Área de vivência os canteiros de obras devem dispor de áreas de vivência com pé direito mínimo 2,50 m contendo, instalações sanitárias contendo lavatório, vaso sanitário, mictório, chuveiro, no vestuário armários individuais dotados de fechaduras ou dispositivo com cadeado, alojamento, refeitório, lavanderia, área de laser, ambulatório quando se tratar frente de trabalho com 50 ou mais trabalhadores, fornecimento de água potável, filtrada e fresca aos trabalhadores.

CIPA Comissão Interna de Prevenção e acidentes, tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador.

De acordo com a NR-5, a CIPA deve ser composta por representantes do governo e dos empregadores, identificar os riscos do processo do trabalho, elaborar um plano de trabalho com ações preventivas de segurança e saúde ocupacional.

Promover anualmente a SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.Verificar os ambientes e condições de trabalho, colaborar no desenvolvimento do PPRA e PCMSO.

Combate a incêndio uso de equipamentos:
Classe A - Madeira, papel, tecido e borracha utilizar água pressurizada
Classe B - Líquidos inflamáveis, gasolina, óleo, tintas e solventes, utilizar pó químico.
Classe C - Instalações, máquinas ou equipamentos elétricos energizados utilizar gás carbônico.


​Aloísio Sacramento 
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho




Região do Recôncavo da Bahia localizada nas margens do Rio Subaé e Sergi-Mirim, devemos ressaltar sua importância no período colonial, com seus antigos engenhos de açúcar, onde o Rio Subaé  Era transporte fluvial da época e também da contribuição e costumes da cultura quilombola , principais culturas dendê , cacau, mandioca e bambu.

Berço da cultura baiana e de grandes talentos artísticos como cantores, compositores, escritores e poetas, aonde venho prestar está homenagem aos seus filhos ilustres Cuica de Santo Amaro, Dona Canô Veloso, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Rodrigo Veloso, Roberto Mendes, Professora e Escritora Amélia Rodrigues, engenheiro, escritor, historiador Theodoro Fernandes Sampaio, Antônio Jorge Portugal, Raimundo Mário ex jogador do Esporte Clube Bahia, Assis Valente Compositor predileto da Cantora Carmen Miranda (A Pequena Notável) com belas canções camisa listrada, Brasil pandeiro e boas festas, onde em 2011 foi comemorado seu centenário.

Quanto ao Setor Educacional UFRB- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Campus Se culto e IFBA- instituto Federal da Bahia

Contaminação Ambiental proveniente da exploração mineral realizada pela COBRAC-Companhia Brasileira de Chumbo que despejou na atmosfera, solo, lençol freático toneladas de escorias contendo chumbo (pb)  ecadmio (cd)onde a escoria era utilizada na pavimentação das ruas,  jardins , reboco das Escolas e de suas casas, onde ocorreram óbitos, pessoas continuam com problemas cancerígenos , respiratórios , hipertensão arterial e perdas da audição.

Sugestão:

Informo para os gestores públicos municipais promoverem revitalizações dos centros históricos, no sentido da preservação desses imóveis antigos, transformando em moradias para população carente, centro comercial, implantações de lojas, sempre respeitando o seu patrimônio arquitetônico, conforme o SPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, conforme Lei 5907/2001 manutenção predial da PMS- Prefeitura Municipal de Salvador.

 

Aloísio Sacramento Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do
Trabalho  

EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECÚARIA

Com o plano da agricultura de baixo carbono, no Brasil inicia um novo ciclo de desenvolvimento agropecuário. Através do programa para redução de emissões de gases na agricultura, são financiadas tecnologias adequadas, sistemas produtivos eficientes que contribui para menor redução dos gases causadores do efeito estufa, elevar a agropecuária nacional para o novo patamar de sustentabilidade.

A agricultura de baixa emissão de carbono visa reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE) advinda da agricultura e pecuária do Brasil. O Brasil tem avançado no propósito de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, na redução no desmatamento da Amazônia, basea em métodos de produção e tecnologias de elevado grau de sustentabilidade, sendo assim: sistemas integrados (agropastoril, silvipastoril, silviagricula), plantio direto, tecnologias apropriadas aonde venha substituir insumos de alta capacidade, emissoras de gases GEEs por exemplo  no uso da fixação biológica de nitrogênio. Impõe novos rumos ao Brasil, acesso a assistência técnica rural - ATER, promover melhoria da infra-estrutura, novas tecnologias, acesso ao credito rural, aonde venha conciliar na produção de alimentos, madeiras e energias renováveis.


Planejamento:
O planejamento da produção de baixo carbono é realizado por zoneamento econômicos e ecológicos, onde consiste em boa produtividade das culturas, atividade desenvolvida em locais com melhores condições da produção considerando aspectos clima, solo, sustentabilidade da produção, geração energia renovável nas próprias propriedades, em instalações agrícolas e residenciais.

Métodos de Produção:
Sistema Plantio Direto – Tem por finalidade evitar a erosão do solo, exploração de sistemas agrícola produtivos, esse sistema pode ser utilizado por grandes empresários e pequenos agricultores familiares.

Recuperação de áreas e pastagens degradada:
Está pratica consiste em transformar o solo degradado das pastagens, em áreas produtivas na produção de alimentos, carnes, fibras e biodiesel.


Florestas Plantadas:
O plantio de espécies florestais com rápido crescimento (eucalipto, pinos) proporciona renda, abastecimento no mercado consumidor reduzindo o carbono de ar através da elaboração da fotossíntese, tem como objetivo aumento da oferta de madeira para fins industriais (celulose e papel, moveis, carvão vegetal e lenha), apoio financeiro pelo PRONAF florestal.

Tratamento de dejetos animais:
Aproveitamento dos dejetos suínos e outros animam para produção de energia, gás e composto orgânico. Os processos de compostagem e biodigestão como são conhecidos proporcionam redução nos custos de produção, prioridades planejamento, execução de medidas preventivas em relação aos possíveis impactos das mudanças climáticas.

Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono:
Consiste no instrumento de política publica onde verifica uma visão diferente em se fazer agricultura. Busca incentivar o investimento com tecnologias sustentáveis, com boas praticas agrícola e a integração de sistemas produtivos capazes de alimentar a produção e abastecer o mercado interno, e manter o equilíbrio ambiental.

Programa da agricultura de baixo carbono:
Informo que é ma linha de crédito rural, este programa para redução da emissão de gases do efeito estufa na agricultura, para disponibilização de recursos oficiais, financiamento da adoção das tecnologias mitigadoras da GEE pelos produtos brasileiros.

Vantagens desse programa:

Visa uma agricultura sustentável na reprodução de alimentos para os brasileiros e também no mercado externo, maneira de incorporar no processo produtivo as tecnologias sustentáveis para uma produção eficiente, onde proporcione aumento da renda através de incremento da produtividade e também da diversificação da produção.

Linhas de financiamento:
Na recuperação em áreas e pastagens degradadas, implantação de planos de manejo florestal sustentável, implantação dos sistemas orgânicos de produção agropecuária, regularização e adequação das propriedades rurais, frente a legislação ambiental, recuperação de áreas de reserva legal, preservação permanente e tratamento de dejetos e resíduos.


Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo /
Engenheiro de Segurança do Trabalho


 

 

 

CENTENÁRIO DO GORDURINHA

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

O II Encontro Internacional Serrana na Vanguardia  é um evento de caráter técnico-científico destinado a acadêmicos e profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas da medicina. O evento foi organizado por academicos de Medicina da Universidade Privada Maria Serrana, sede central.

A jornada aconteceu presencialmente em Assunção, capital do Paraguai, o evento ocorreu nos dias 17 a 18 de novembro 2022, visando o estudo e atualização acerca de diversas áreas da Medicina, contando com convidados nacionais e internacionais de destaque, com uma ampla programação científica envolvendo o que há de mais moderno e atual na Medicina.

O Congresso teve por objetivo apresentar ao público tanto assuntos variados em Medicina, quanto tópicos de domínio da especialidade e de outras áreas que trabalham com ela integradas.

Alice Mariana Hupp Sacramento
Médica Interna/ M.Sc Ciência Animal/ Zootecnista

 

 





A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Característica da CIPA:
É Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os colaboradores diretos e indiretos da empresa.
CIPA Comissão, Tripartite, Paritária, Permanente- Programa e Prevenção de Riscos Ambientais, Foi criada Pela portaria 11, de 17 de Maio de 2002 do Ministério do Trabalho, é composta de representantes do empregador, dos empregados e do Governo.
O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitindo uma reeleição.
Os membros da CIPA, eleitos e designados serão empossados no primeiro dia útil após o termino do mandato anterior.

CIPA Atribuições:
Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar um mapa de riscos, com a participação do maior numero de trabalhadores, com acessória do SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, e que possibilite a ação preventiva na solução do problema aonde houver, elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução problema.
Divulgar aos trabalhadores informações relativas a segurança e saúde no trabalho, colaborar no desenvolvimento e implementação do TCMSO e PPRA  de outros programas relacionados á segurança e serviço no trabalho.

Treinamento:
A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes antes da posse.
O treinamento para CIPA deverá comtemplar, no mínimo os seguintes itens:
Estudos do ambiente, das condições de trabalho, bem como os riscos originados do processo produtivo, metodologia de investigação e analise de acidentes e doenças do trabalho, noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrente de exposição aos riscos existentes na empresa.
O treinamento terá carga horaria de 20horas, distribuídas em um máximo 8horas diárias e será realizada durante o expediente normal da empresa.

CAMPAP- Campanha Nacional de Prevenção e Acidentes no Trabalho.

Objetivo Principal é implementar uma cultura de prevenção de acidentes e acidentes do trabalho em nosso pai, despertando a consciência da população para os donos de tais eventos causa em nossa sociedade.


​Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho

A síndrome de burnout (SB), conhecida como síndrome de esgotamento profissional, é descrita como um processo de adoecimento psicofísico decorrente da exposição intensa ao estresse crônico no ambiente de trabalho1. A SB é constituída por três dimensões: a exaustão emocional se relaciona ao relato da falta de energia e sentimento de esgotamento de recursos com relação ao trabalho, tendo como maior causa o conflito pessoal nas relações e a sobrecarga de trabalho; a despersonalização corresponde à dissimulação afetiva, ao distanciamento e tratamento impessoal dos pacientes, podendo apresentar sintomas como falta de comprometimento com os resultados, conduta voltada a si mesmo, alienação, ansiedade, irritabilidade e desmotivação; e a baixa realização profissional se caracteriza pela autoavaliação negativa, insatisfação com seu desenvolvimento e declínio no sentimento de competência e êxito.

A reflexão acerca dos impactos causados pela Síndrome de Burnout, no gerenciamento de pessoas é atual e de extrema importância considerando o cenário pós-pandêmico que a humanidade enfrenta. Atualmente, o Brasil ocupa o 2° lugar  no  ranking  de  trabalhadores  com SB,  perdendo  apenas  para  o  Japão2.  O aumento dessa realidade se deu em decorrência da pandemia, porém essa condição já existia. A pressão causada pelo stress rotineiro ao exercer o trabalho em casa, estudos, atividades domesticas alinhadas a  um  ambiente  de  trabalho  desagradável  e insalubre  mentalmente  deixou  uma  carga  muito  maior  do  que  antes  da pandemia, quando se poderia atribuir algumas dessas atividades à terceiros. A SB normalmente está associada a alta carga laboral, baixo controle sobre o processo de trabalho e pouco suporte da chefia e de colegas3. Além desses aspectos, os efeitos negativos da pandemia de COVID-19 trouxeram novos fatores que podem aumentar o risco de esgotamento nos profissionais de saúde4,5.

A SB, conforme as novas diretrizes da  Organização  Mundial  da  Saúde (OMS), desde janeiro de 2022, é considerada como doença ocupacional, sendo incluído na CID-11, portanto a intervenção e indicação para o melhor tratamento deve ser feito por um médico. Ao se tomar medidas, sejam de prevenção ou tratamento,  é  preciso  conhecer  os conceitos  de  tais  estados  na  sua  essência,  para  que  não  ocorram  distorções como  comumente  acontece,  referindo-se  ao  Burnout  como  um  sinônimo  de estresse,  quando  na  verdade  é  uma  resposta  de  um  estresse  crônico6.  É, no entanto, relevante associar esses termos relacionando-os com a prática dentro do contexto organizacional.

Algumas ações básicas no  dia  a  dia  que  podem  ajudar  no  enfrentamento  e prevenção da SB, tais como: adotar hábitos mais saudáveis; regular os horários de  alimentação  e  mantê-la  balanceada;  dormir  e  descansar  bem,  conforme  a necessidade;  praticar  exercícios  físicos  de  forma  regular;  realizar  atividades prazerosas e agradáveis no tempo livre; descobrir talentos pessoais; aprender a dizer  não;  saber  administrar  melhor  o  tempo;  fazer  amizades;  aprender  a  ser mais flexível; buscar se afastar de agentes estressores e relaxar7.

Em continuação, uma das principais estratégias para prevenir a síndrome é enfatizar a promoção dos valores humanos no ambiente de trabalho, para fazer dele uma fonte de saúde e realização. Cabe a cada pessoa iniciar um processo de mudança pessoal e institucional, com propostas construtivas e participativas. Se os ambientes são mais fechados e resistentes, convém administrar a própria saúde e buscar aliados para  iniciar  um  movimento  que  leve  à  construção  de espaços mais saudáveis no contexto de trabalho.

 
Alice Mariana Hupp Sacramento
Médica/ Mestre em Ciência Animal

Referências Bibliográficas
Ferreira NN, Lucca SR. Burnout syndrome in nursing assistants of a public hospital in the state of São Paulo. Rev Bras Epidemiol 2015; 18(1):68-79.
ESTADÃO, 2021. Segundo  pesquisa,  Brasil  ocupa  2º  lugar  no  ranking  de trabalhadores com Burnout. São Paulo. 2021. Disponível em: https://patrocinados.estadao.com.br/medialab/releaseonline/releasegeral-releasegeral/segundo-pesquisa-brasil-ocupa-2o-lugar-no-ranking-de-trabalhadores-com-burnout/. Acesso em 13 fevereiro 2024.
Theorell T, Karasek RA. Current issues relating to psychosocial job strain and cardiovascular disease research. J Occup Health Psychol 1998; 1(1):9-26.
Franc-Guimond J, Hogues V. Burnout among caregivers in the era of the COVID-19 pandemic: Insights and challenges. Can Urol Assoc J. 2021; 15(6 Suppl. 1):s16-s19.
Orrù G, Marzetti F, Conversano C, Vagheggini G, Miccoli M, Ciacchini R, Panait E, Gemignani A. Secondary traumatic stress and burnout in healthcare workers during COVID-19 outbreak. Int J Environ Res Public Health 2021; 18(1):337.
OLIVEIRA, L. P. S.; ARAÚJO, G. F. Características da síndrome de burnout em enfermeiros da  emergência  de  um  hospital  público.  Revista  Enfermagem Contemporânea, Revista   Enfermagem   Contemporânea,   v.5,   n.1,   p.34-42, Jan./Jun., 2016. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/download/834/645 . Acesso em 15 de fevereiro de 2023
FLEURY.  M. A  informação  como  estratégia  de  prevenção  da  Síndrome  de Burnout.Novembro de 2010. Disponível em http://www.artigos.com/artigos/humanas/psicologia/a-informacao-como-estrategiade-prevencao-da-sindrome-de-burnout-12274/artigo/#.UjoXNH9Lhfw . Acesso em 15 fevereiro 2024.