​Gostaria de expor, um dos problemas urbanos, verificados recentemente, que trata-se da poluição visual, causada pelo excesso de elementos ligados a comercialização, tais como propagandas, banners, totens, engenhos, placas, dispostas em ambientes urbanos, centros comerciais, shopping centers, onde promovem o desconforto visual, proveniente pessoas que transitam por estes locais.


Poluição Visual - Consiste nos efeitos danosos resultantes dos impactos visuais, causados por determinadas ações e atividades, a ponto de prejudicar, saúde, segurança, e o bem estar da população, criar condições adversas ás atividades sociais e econômicas, afetar desfavoravelmente á biota, afetar as condições sanitárias do meio ambiente, como forma de poluição visual, pichações da extensão de redes aéreas o monumentos mal cuidados, cartazes publicitários, placas, painéis e letreiros, encontrados espalhados por todos os cantos, com propaganda, das diversas origens, que acabam por agredir de uma forma ou de outra, ás outras pessoas, gerando diversos maléficos.

Efeitos: Consiste na degradação dos centros urbanos, provenientes pela não coerência, com fachada da edificação, constitui evento do menor potencial ofensivo, crime passivo de punição, onde pode afetar diretamente, segurança pública, patrimônio, cultural, saúde mental do cidadão.


Danos Prejudicados: preocupações quanto a poluição visual, em vias públicas de grande tráfego onde pode colaborar para acidentes automobilístico, para alguns psicólogos afirmam quanto aos prejuízos, não se restringem á questão material, onde atingiram também a saúde mental dos usuários, a responsabilidade dos agentes que produzem á poluição visual é complexa, quanto ao aspecto civil, penal, administrativo, nas grandes metrópoles brasileiras, tem avançado excessivamente nos últimos anos.


Informo quanto à poluição visual, é de competência do Município, onde o mesmo deve elaborar uma legislação moderna e eficiente, no sentido em implementar projetos visando o controle de publicidade, controle, ordenamento e licenciamento, referente exibição de Publicidade, promover capacitação no quadro dos servidores municipais, com carga horária 12:00 horas, tendo como objetivo incremento da arrecadação municipal, ordenamento e controle do solo, despoluição visual.

Informo também, que atuo nesta área, onde temos técnicos qualificados, através da Emplantar Empresa de planejamento consultoria em projetos ambientais ltda.

Atenciosamente,

Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

COLETA SELETIVA

Implantação por meio da Lei Municipal, da coleta seletiva de resíduos, com vistas aos reaproveitamentos de reciclagem dos resíduos sólidos.
A coleta seletiva é realizada hoje em 1.055 Municípios Brasileiros.
A importância :
A coleta seletiva e uma prática que vem sendo cada vez mais adotada pela sociedade. Apesar disso, aproximadamente 10% das cidades brasileiras aderiram à conduta. Os benefícios da coleta seletiva são inúmeros, tal como a preservação do meio ambiente, das florestas e da água. Sem contar com a menor poluição do solo, água e do ar. Em questões de conscientização, a coleta seletiva procura estimular pessoas e empresas a fazer o descarte correto dos materiais. Com isso, aprendemos separar os diversos tipos de produtos e temos melhor dimensão da necessidade deste trabalho.
A coleta seletiva do lixo é de grande importância para a sociedade, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o
desenvolvimento sustentável do planeta.
A expansão da coleta seletiva ocorre em beneficio como o encerramento dos lixões, a implantação e uso racional de aterros sanitários, a reintrodução dos recicláveis na cadeia produtiva e a inserção socioeconômica dos tratadores organizados em cooperativas como agentes da coleta seletiva.
É um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos sólidos descartados por empresas e pessoas. Desta forma os materiais que podem ser reciclados são separados (lixo orgânico, resto de frutas, hortaliças e outros alimentos, resíduos de jardim (folha seca e poda). Este último tipo de lixo é descartável em aterro sanitários ou usado na fabricação de adubos orgânicos e fertilizantes. Os rejeitos são enviados para aterros sanitários.
Os resíduos recicláveis secos são compostos por metais (aço, alumínio) papel, papelão, diferentes tipos de plásticos e vidros. Os resíduos não recicláveis são compostos por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes) e outros produtos de limpeza.
A forma mais comum da coleta seletiva existe hoje no Brasil, e a coleta porta-a-porta, podem ser realizadas pelo prestador de serviço publico de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos (públicos ou privados) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Coleta Seletiva é a coleta diferenciada de resíduos, que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são relacionados pelo gerador, que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição e disponibilizados para coleta separadamente.
A implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva, fazem
parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos
municípios.

Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

POLUIÇÃO VISUAL (PUBLICIDADE)

Consultorias em projetos ambientais e segurança do trabalho.

 

PARAGUAI UM PAÍS PROMISSOR

PRIMEIROS SOCORROS – BLS
PRIMEROS AUXILIOS

NR-5 CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes 

Em janeiro de 2019 estive no Paraguai como consultor ambiental onde visitei as Municipalidad e Secretaria de Meio Ambiente Asunción, Mariano Roque Alonso e San Lorenzo, Asunción Secretaria de serviços públicos departamento de coleta domiciliar dos resíduos sólidos.

Asunción ciudad bastante arborizada com praças, jardins, cale, avenidas, Titulo Cidade Verde das Américas com uma população 550mil habitantes ao entorno compõem a grande Asunción ciudad médio porte como San Lorenzo, Luque, Fernando de La Moura Villa Elliza, Mariano Roque Alonso, LimpioCapiatá.

Informo é um país com rica história, um povo acolhedor, receptivo, bastante católico, igreja estilo barroco, com uma gastronomia riquíssima, culinária diversificada com bons restaurantes, hotéis, bares, casas de eventos empreendedores brasileiros do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, centro histórico bastante preservado, também com bastante segurança, encontramos alguns dos principais cartões postais da cidade como: O Patheon de los heróis da guerra em homenagem aos heróis da guerra do país, em O Palácio de Lótez sede do governo Paraguaio, Hotel Guarani, museus, praça Uruguai, conta também com um bairro novo com bastantes edifícios de luxo, shopping, com vida noturna intensa, com restaurante de boa qualidade, onde podemos encontrar os mais diversos tipos de culinária, bons supermercados, clubes e casa de eventos.

Pontos turísticos, Lago Azul de Ipacarai em San Bernardino, próximo a Asunción, musicas guaranias local cantadas por Dalva de Oliveira e Ângela Maria.

Quanto ao setor educacional possui diversas universidades privadas, bastantes equipadas onde estudam dois mil e quinhentos brasileiros, onde fazem medicina, UNA – Universidad Nacional de Asunción tradicional do país.

Informo também, possui um potencial agrícola, onde brasileiros arrendam propriedades para exploração e na cultura da soja,possui um rebanho bovino com boa qualidade genética, setor energéticopossui Rio Paraguai, recursos hídricos, recursos naturais através das Cataratas Foz do Iguaçu – Usina Hidrelétrica de Itaipu maior obra da engenharia nacional, que ajuda divulgar e desenvolver o turismo e ecoturismo por possuir reservas ecológicas, parques, e incentiva o turismo religioso por possui diversas igreja e museu local.

O país oferece uma série de incentivos e facilidades para quem deseja abrir uma empresa, benefícios e incentivos para abrir um negócio no Paraguai. Através de mão de obra jovem,matéria prima de baixo custo, energia mais barata, o sistema tributário é bem mais simples que no Brasil, localização próxima ao Brasil, Mercosul Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A Lei de Maquila LEI 60/90 é um dos principais atrativos para quem deseja abrir negócios no Paraguai.

Atualmente o Paraguai é país com o maior PIB da América do Sul.











Aloísio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho

 

Primeiros socorros são intervenções imediatas e provisórias, são essenciais em muitos casos para salvar uma vida, portanto todos devem ter noções básicas de como agir em certas situações.

Procedimento de Primeiros Socorros, que você precisa saber:

Fazer massagens cardíacas. A massagem é um procedimento indicado para casos nos quais a vitima teve uma parada cardíaca, e estancar sangramentos, fazer transportes das vitimas, cuidar das fraturas ósseas, amenizar queimaduras.
Este curso atende os requisitos da Lei Lucas – Lei nº 13622 de 04 de Outubro de 2018, que torna obrigatório esta capacitação em noções básicas de Primeiros Socorros para profissionais e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recriação infantil, terem noções básicas de Primeiros Socorros, identificar, atendimentos médicos especializados.
Brasília – DF O congresso nacional aprovou o projeto de Lei nº 9468/2018 que obriga escolas a terem o curso de Primeiros Socorros – BLS, proposta para as escolas públicas e privadas e também estabelecimento de educação física infantil de fazer capacitação desses cursos para profissionais e funcionários noções básicas de Primeiros Socorros.
Como escolher os itens que compõem o kit de Primeiros Socorros?
Promover programas de controle médico de saúde ocupacional – PCMSO, toda empresa precisa de meios de preservar a saúde dos seus trabalhadores. Desse modo, o PCMSO especificar e padronizar os procedimentos e condutas que as empresas precisam adotar a fim de minimizar os riscos dos quais os empregados estão expostos no ambiente de trabalho, conforme NR – 7 também destaca-se programas de prevenção de riscos ambientais PPRA – NR – 9 finalidade de preservar a integridade física do trabalhador, um dos objetivos desse programa é a educação preventiva que assegura os funcionários.
Outro aspecto relevante é em relação ao uso dos equipamentos de proteção individual – EPIS. A necessidade de incentivar os trabalhadores ao uso de equipamentos, tornou-se uma prioridade dentro das empresas.
Promover capacitação com carga horária 8 horas, o curso conta com uma exposição teórica e prática com os seguintes temas:
Conceito parte teórica de emergência e emergência, proteção à vitima o uso de EPIS, identificação de paradas cardíacas, reanimação cardiorrespiratória, hemorragias, desmaios, queimadura, crise asmática.
Parte prática:
Curativos, reanimação cardiovascular, manobra de engasgo.

Contatos:
Telefones úteis em caso de emergência.
Chamar SAMU - Serviço Móvel de Urgência 192, Corpo de Bombeiros 193, Defesa Civil 199, Policia Militar 190, Disque Intoxicação 0800 722 6001.
Relação acidentes de veículos, postura como prestar primeiros socorros, para pegar o acidentado, nesse caso o uso de bonecos.


 







Aloisio Sacramento

Engenheiro Agrônomo/Engenheiro de Segurança do Trabalho 

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tomar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Característica da CIPA:
É Proporcionar condições de trabalho seguras e saudáveis para todos os colaboradores diretos e indiretos da empresa.
CIPA Comissão, Tripartite, Paritária, Permanente- Programa e Prevenção de Riscos Ambientais, Foi criada Pela portaria 11, de 17 de Maio de 2002 do Ministério do Trabalho, é composta de representantes do empregador, dos empregados e do Governo.
O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitindo uma reeleição.
Os membros da CIPA, eleitos e designados serão empossados no primeiro dia útil após o termino do mandato anterior.

CIPA Atribuições:
Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar um mapa de riscos, com a participação do maior numero de trabalhadores, com acessória do SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, e que possibilite a ação preventiva na solução do problema aonde houver, elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução problema.
Divulgar aos trabalhadores informações relativas a segurança e saúde no trabalho, colaborar no desenvolvimento e implementação do TCMSO e PPRA  de outros programas relacionados á segurança e serviço no trabalho.

Treinamento:
A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes antes da posse.
O treinamento para CIPA deverá comtemplar, no mínimo os seguintes itens:
Estudos do ambiente, das condições de trabalho, bem como os riscos originados do processo produtivo, metodologia de investigação e analise de acidentes e doenças do trabalho, noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrente de exposição aos riscos existentes na empresa.
O treinamento terá carga horaria de 20horas, distribuídas em um máximo 8horas diárias e será realizada durante o expediente normal da empresa.

CAMPAP- Campanha Nacional de Prevenção e Acidentes no Trabalho.

Objetivo Principal é implementar uma cultura de prevenção de acidentes e acidentes do trabalho em nosso pai, despertando a consciência da população para os donos de tais eventos causa em nossa sociedade.











Aloísio Sacramento
Engenheiro Agrônomo/ Engenheiro de Segurança do Trabalho